Coral Lírico de Minas Gerais recebe Coral de Trombones e Tubas da UFMG e encerra temporada 2014 da Série LÍRICO NA CIDADE

Com duas apresentações, uma no Museu Inimá de Paula e outra na Catedral da Boa Viagem, o Coral Lírico de Minas Gerais encerra a temporada 2014 da Série Lírico na Cidade com participação especial do Coral de Trombones e Tubas da UFMG. Os concertos pretendem reconstruir a atmosfera de polifonia parecida com a do renascimento.

O programa, que tem regência do maestro titular do Coral Lírico, Lincoln Andrade, será dividido em três partes e o repertório, em sua maioria, traz composições sacras de grandes nomes, como Mozart, Bach e Wagner. A música brasileira também é representada com um pout-pourri com canções de Milton Nascimento.

Para o maestro, o encontro inédito traz muitas possibilidades “O Coral de Trombones e Trombas da UFMG funciona de maneira muito parecida com o Coral Lírico. Nesse encontro, temos a possibilidade de explorar a polifonia, propiciar a profusão de sons múltiplos, oriundos do posicionamento diferente destes grupos em um mesmo ambiente”, explica. A disposição dos grupos, em ambos os lugares, foi pensada para explorar essa potencialidade.

Em um primeiro momento, o Coral de Trombones e Tubas da UFMG interpreta as obras: Tower Music, de Vaclav Nelhybel; Achieved is the Glorious Work, de Joseph Haydn, a composição de autor desconhecido Ach Gott erhor mein seufzen und wehklagen Coro dos Peregrinos, de Richard Wagner. As músicas foram adaptadas para formação de 8 naipes de trombones.

Com acompanhamento em piano, na segunda parte do concerto, o coro feminino do Coral Lírico de Minas Gerais apresenta a obra Zwolf Lieder und Romanzen, de Johannes Brahms. A apresentação segue com todo o CLMG interpretando trechos de A Ceremony of Carols, de Benjamin Britten. O pout-porrit de Milton Nascimento encerra este segundo momento. Com arranjos de Fred Natalino e Lincoln Andrade a composição combina as canções: Ponta de Areia / Estrela, estrela / Nos bailes da vida / Paula e Bebeto.

Para encerrar o programa, o Coral de Trombone e Tubas da UFMG e o Coral Lírico interpretam as composições Deus in Adjutorium, de Claudio Monteverdi, Jesus bleibet meine Freude, coro da Cantata 147, de Johan Sebastian Bach e Ave Verum, Corpus de Wolfgang Amadeus Mozart e Agnus Dei.  De acordo com o maestro Lincoln Andrade, esse repertório fortemente sacro, é altamente relacionado com a música renascentista e com o encontro de coros de tromba e coros líricos, que começaram dentro das igrejas.

SERVIÇO
Série Lírico na Cidade
Data: 18 de novembro de 2014
Horário: 20h
Local: Museu Inimá de Paula – Rua da Bahia, 1201, Centro – Belo Horizonte

Data: 19 de novembro de 2014
Horário: 19h30
Local: Catedral da Boa Viagem – Rua Sergipe, 175, Funcionários –Belo Horizonte

Classificação: Livre
Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *