Marília Gabriela entrevista presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria

“Pois todas as nossas misérias verdadeiras são íntimas e causadas por nós mesmos. Acreditamos erradamente que elas vêm de fora, mas formamo-las dentro de nós, da nossa própria substância.” 

É com essa frase do escritor francês Anatole France que Gabi apresenta o Dr. Antônio Geraldo da Silva, convidado do ‘Marília Gabriela Entrevista’ deste domingo, dia 2, às 22h, no GNT.

Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, o médico fala sobre o suicídio e como ele pode ser explicado pela ética, pelo discurso humanista e pela psiquiatria. Ele discute também a cobertura midiática de casos famosos como o do ator Robin Williams, o músico Champignon e o humorista Fausto Fanti. “Quando se faz uma glamurização desse ato ou se descreve como o ato foi feito, isso é um problema. O que deve ser feito ou falado em relação ao suicídio é no sentido de prevenção. É uma questão de saúde pública”, explica.

Antônio defende que o assunto deve ser exposto na mídia para estimular a prevenção. Ele conta que 97% das pessoas que cometeram suicídio eram portadoras de algum tipo de distúrbio mental e afirma que é necessária a criação de um sistema de saúde acolhedor e vigilante para cuidar de pacientes que apresentam essa tendência. “50% das pessoas que cometeram suicídio chegaram a procurar, semanas antes, algum profissional de saúde para pedir socorro”.

Organizador do livro “Depressão: teoria e clínica”, o psiquiatra fala sobre a doença, que pode atingir até mesmo bebês, afirmando que assim como pneumonia, diabetes e outros males, depressão também é um problema grave. Eles conversam ainda sobre a obra, direcionada aos profissionais de saúde mental, que buscam conhecimentos modernos para ajudar na clínica do dia a dia. “A ideia é, em breve, montar um livro que possa ajudar a população a ter acesso a um conhecimento fácil e rápido”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *