Miriam Leitão fala sobre primeiro romance no “Marília Gabriela Entrevista”

“A economia não lida com coisas e objetos materiais tangíveis. Trata dos homens, suas ações e propósitos”. É com a frase do filósofo e economista austríaco Ludvig Von Mises que Gabi apresenta a jornalista Miriam Leitão, convidada do próximo Marília Gabriela Entrevista. O programa vai ao ar no GNT, neste domingo (07/09), às 22h.

Na conversa, Miriam comenta sua estreia como romancista com o livro “Tempos Extremos”. A obra envolve temas como escravidão, isolamentos, ditadura militar, medo e a sombra do passado.

“Eu amo ficção como leitora. Quando era jovem, fiz muitos contos e tratei de perdê-los. Escrevia e jogava fora porque era uma espécie de exercício do que eu usaria como ferramenta no jornalismo”, conta.

Miriam também conta sobre o depoimento que deu recentemente, em que contou como foi presa e torturada, quando estava grávida, durante a ditadura militar. Questionada sobre um possível depoimento para a Comissão da Verdade, ela afirma: “Acho importante o registro histórico, mas nunca procurei indenização, sou uma pessoa feliz, superei, sou bem-sucedida. O que temia quando saí da prisão, era isso refletir no meu filho, mas não aconteceu”, explica a jornalista.

Sobre o perfil de Miriam no site Wikipédia, que foi alterado através de computadores do Palácio do Planalto, ela comenta:

“Quando me perguntaram se eu achava que tinha sido coisa do governo pensei que isso não fazia o menor sentido, eles tinham mais o que fazer” A jornalista afirma que ainda não sabe qual atitude tomar em relação ao fato: “Espero uma explicação, porque a primeira que me foi dada não faz o menor sentido”.

Miriam falou ainda sobre trajetória profissional, próximos livros, economia e luta pela liberdade de expressão. Para conferir mais informações sobre o programa, acesse o site do canal: gnt.com.br/mariliagabrielaentrevista. Um dia após a exibição na TV, “Marília Gabriela Entrevista” está disponível para o assinante a qualquer hora, em qualquer lugar. Basta acessar o GNT Play, – gntplay.com.br – página específica do GNT no Globosat Play, serviço de vídeo sob demanda da Globosat. É possível assistir ao programa tanto em computadores como por aplicativos para tablets e smartphones com sistema iOS ou Android. Para ter acesso ao conteúdo diretamente da televisão, os assinantes NET podem usar o serviço NOW.

Frase final do entrevistado:

“Quando a gente esquece do passado, o passado retorna”

SERVIÇO

Dia e horário: domingo, às 22h, no GNT
Horários alternativos: segunda, às 17h / terça, à 1h30 / sexta, às 8h / sábado, às 15h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *