CAIXA Cultural São Paulo inaugura três novas mostras de artes visuais

A CAIXA Cultural São Paulo inaugura no sábado, 2 de agosto de 2014, às 11h, três novas mostras de artes visuais: “Kimi Nii – Nas nuvens”; “Clóvis Graciano – Arte de Cavalete” e “Marie Voignier / Olaf Breuning / Christoph Keller – os trópicos”. As exposições têm entrada gratuita e contam com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

“Kimi Nii – Nas nuvens” é uma mostra dos trabalhos da artista plástica e designer japonesa Kimi Nii. As peças em cerâmica têm extrema simplicidade nas formas e desafiam o espaço em uma surpreendente diversidade de encaixes. Os trabalhos incluem duas instalações, uma vertical, batizada “Nas nuvens”, composta de conjuntos de tufos estilizados, com formas arredondadas, dispostas em uma parede; e outra horizontal, com formas inspiradas em montanhas e vulcões, seguindo soluções mais geométricas. Os destaques de sua trajetória ficam por conta dos Donguri, esculturas em formatos de avelãs estilizadas; os Módulos Quadrados, que preenchem mosaicos em painéis fechados e peças que podem ser consideradas as precursoras da instalação “Nas Nuvens”.

“Clóvis Graciano – Arte de Cavalete” traz 30 obras de Clóvis Graciano, artista que é a maior referência do país nas artes de mural. São obras originais e com os mais variados formatos e técnicas, como pequenos desenhos e gravuras, pinturas óleo sobre tela e estudos de óleo sobre papel, além de trabalhos em bico de pena. A coletânea de livros ilustrados pelo artista também faz parte do acervo. Entre 1943 e 1973, Clóvis Graciano dedicou-se às ilustrações, produzindo materiais exclusivos para grandes nomes da literatura e da poesia nacionais, como Jorge Amado, Dorival Caymmi, Castro Alves, Graciliano Ramos. Outro presente para o público que visita a exposição são os 14 desenhos feitos de forma exclusiva para o álbum “Mestres do Desenho”, de Rubem Braga, e que poderão ser vistos agora, de forma inédita.

“Marie Voignier / Olaf Breuning / Christoph Keller – os trópicos” apresenta uma leitura do livro “Tristes Tropique”, de Lévi-Strauss, a partir do ponto de vista de uma francesa, um suíço e um alemão. Na publicação, Strauss descreve sua experiência em três viagens ao Brasil, entre 1935 e 1938. Composta por vídeo-arte, fotografia, documentário, ensaio e crítica de grande força visual, a exposição gira em torno da experiência do artista, pesquisador e viajante aos ambientes tropicais: as obras permitem um entendimento contemporâneo dos artistas como etnógrafos.

SERVIÇO
“Kimi Nii – Nas nuvens” – Visitas guiadas
Data: 16 de agosto de 2014
Horário: 10h
Com a artista Kimi Nii 

Data: 30 de agosto de 2014
Horário: 15h
Com o curador Pieter Tjabbes 

“Clóvis Graciano – Arte de Cavalete” – Lançamento do Catálogo Livro
Data: 16 de agosto de 2014
Horário: 11h 

“Marie Voignier / Olaf Breuning / Christoph Keller – os trópicos”
Visita guiada
Data: 2 de agosto de 2014
Horário: 11h
Com o curador Tobi Maier

Performance “Umbelinda Beyond Caverna” do artista Libidiunga Cardoso
Data: 2  de agosto de 2014
Horário: 12h

Palestra “O Ocidente Visto da Mata – Filosofia Política dos Tristes Trópicos”, de Renato Sztutman e Tobi Maier e “Tristes Trópicos: leitura de São Paulo”, de Fernanda Peixoto e Tobi Maier
Data:
30 de agosto de 2014
Horário: 15h

Finisage e apresentação do filme com Christoph Keller
Data:
27 de setembro de 2014
Horário: 15h

Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Entrada: Franca
Classificação etária: livre
Informações: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *