Paço das Artes abre exposição Sala de Leitura, de Bruno Moreschi

O Paço das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo– inaugura no dia 31 de julho (quinta-feira), às 19h, a exposição Sala de Leitura, de Bruno Moreschi. A entrada é gratuita. Na mesma ocasião, ocorre a abertura de Extinção!, instalação de Suzete Venturelli.

O artista Bruno Moreschi foi convidado por Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes, para apresentar o resultado final e o processo de produção do projeto ART BOOK, enciclopédia de 50 artistas ficcionais e suas 311 obras. “É assim que ART BOOK se apresenta nesta Sala de Leitura; como uma espécie de diagrama cartográfico dos mapas mentais, visuais e iconográficos, que acompanharam a criação da enciclopédia ficcional”, afirma Priscila Arantes.

Iniciado em 2012 e finalizado em 2014, o projeto artístico ART BOOK é resultado de um estudo de Moreschi sobre os padrões visuais e textuais encontrados em diversos livros de história da arte.

Nesta exposição, o artista amplia a sua pesquisa e apresenta pela primeira vez não só um lugar propício para ler ART BOOK, mas também um mosaico constituído por mais de 700 imagens, que serviram de referência para a criação das obras ficcionais encontradas na enciclopédia. O imenso atlas visuais exposto na mostra não se restringe apenas as imagens de obras de arte, mas também aos mais diversos conteúdos visuais que se alastram em livros, nas redes sociais, no contexto urbano, na publicidade, no jornalismo etc.

Ao reunir essas imagens a partir de suas semelhanças visuais e seus tipos de discursos, Moreschi cria uma espécie de narrativa esquizofrênica. A principal referência para a criação da instalação são as pesquisas visuais do historiador alemão Aby Warburg, que, entre 1924 e 1929, criou seu Atlas Mnemosine, uma coleção de imagens de diferentes épocas organizadas por aproximações visuais.

Assim como os estudos de Warburg, Sala de Leitura também se apresenta como uma tentativa de construir uma história da arte não a partir de autores, épocas e contextos históricos, mas a partir de uma história do olho em que imagens das mais diferentes origens se aproximam a partir de suas visualidades.

Segundo a diretora e curadora do Paço das Artes, ART BOOK lança atenção, ainda, para duas questões fundamentais: os procedimentos de construção da história da arte e seus processos de legitimação. “Neste sentido o projeto nos permite entender o arquivo e o documento histórico não como um dispositivo neutro e isento, mas nos alerta, para os jogos de poder implícitos nas construções discursivas”.

Priscila Arantes salienta também a importância da mostra para a instituição: “para o Paço das Artes, instituição voltada ao fomento, difusão e memória da jovem arte brasileira, apresentar ART BOOK e sua Sala de Leitura, não somente é uma oportunidade de trazer ao público esta obra tão singular, mas especialmente de dar a ver um projeto que se articula com as preocupações em torno do arquivo e da memória da jovem arte brasileira que tem feito parte do nosso trabalho nos últimos anos”.

SERVIÇO
Sala de Leitura | Bruno Moreschi
Abertura: 31 de julho de 2014 – quinta-feira – 19h
Na mesma ocasião, ocorre a abertura da mostra “Extinção!”, da artista Suzete Venturelli
Encerramento: 7 de setembro de 2014
GRÁTIS | LIVRE
Paço das Artes
Endereço: Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo/SP
tel.: (11) 3814-4832
Horários: Terças a sextas-feiras – 10h às 19h; sábados, domingos e feriados -11h às 18h

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *