Crítica do filme Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate

Planes Fire & Rescue-Official Poster Banner PROMO XLG-09ABRIL2014Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate
Direção.: Roberts Gannaway
Roteiro.: Jeffrey M. Howard
Gênero.: Animação | Aventura | Comédia
Distribuidora.: Walt Disney
Elenco.: Dane Cook, Ed Harris, Julie Bowen, Curtis Armstrong, John Michael Higgins, Hal Holbrook, Wes Studi e mais.

Avaliação
(6/10)

A mais nova aventura feita em animação assinada pelos estúdios da DisneyToon Studios, Aviões 2 – Heróis do Fogo ao Resgate, aterriza nos cinemas trazendo novamente o ex-avião pulverizador e agora campeão de corridas Dusty Crophopper  – que se une a uma dinâmica equipe de elite de combate a incêndios e aprende o que é preciso para ser um verdadeiro herói.

Aproveitando a febre mundial dos dois primeiros longas da franquia “Carros” (respectivamente lançados em 2006 e 2011), feitos em parceira com a Pixar, a Disney lançou no ano passado (2013) um derivado da animação. Aviões teve uma ótima receptividade do público se utilizando de personagens extremamentes carismáticos, o que ajudou bastante a carregar toda história – que no geral foi bem fraca. Embora a Pixar não tenha participado diretamente da produção do primeiro longa, John Lasseter, criador e diretor de Carros e Carros 2, e executivo chefe de criação de ambas Pixar e DisneyToon Studios, foi o produtor executivo de Aviões.

Planes-Fire-Rescue-Official Poster Banner PROMO PHOTOS-12AGOSTO2013

Seguindo exatamente do ponto onde se encerrou o primeiro longa, Aviões 2 – Heróis do Fogo ao Resgate traz uma aventura bastante diferente aonde explora o magnifico mundo dos “anjos da vida”, expressão utilizada para chamar carinhosamente aqueles que dedicam suas vidas à salvar a todos que precise de ajuda – os Bombeiros. É muito interessante como a Disney respeita cuidadosamente, quase sempre, suas produções que tem como foco principal o público infantil, sempre direcionando seus esforços na construção de toda história em temas mais atuais, mas nunca sem perder o tom divertido e muito maduro que vem carregando em seus últimos lançamentos. O exemplo mais recente foi a animação ganhadora do ®Oscar Frozen: Uma Aventura Congelante que trouxe uma narrativa que foge bastante do convencional que é imposto pela sociedade em geral quando abordamos o tema amor, trazendo um sentimento e respeito entre irmãs. O longa sem dúvida alguma é uma grande homenagem aos bombeiros, esses verdadeiros heróis do nosso dia a dia, que merecem a nossa homenagem e profunda admiração.

Em Aviões 2 – Heróis do Fogo ao Resgate acompanhamos novamente Dusty (voz de Dane Cook na versão original) que deixou definitivamente no passado seus tempos de avião pulverizador que trabalha em uma lavoura de milho na pequena e fictícia cidade de Propwash Junction, no estado norte-americano do Mississípi. Depois de conseguir chegar ao seu maior sonho, tornar um piloto de corrida, ele agora se junta a uma dinâmica equipe de elite de aviões de combate a incêndio dedicados a proteger o histórico Parque Nacional de Piston Peak de um incêndio de proporções épicas. Quando o famoso avião corredor fica sabendo que seu motor está danificado e que ele, talvez, nunca mais possa correr, ele precisa mudar de ofício e é lançado no mundo aéreo de combate a incêndios. Dusty se junta ao veterano helicóptero de combate a incêndio e resgate Blade Ranger e sua corajosa equipe aérea, incluindo a espirituosa superscoop Lil’ Dipper (voz de Bowen), o helicóptero de carga pesada Windlifter, o ex-militar de transporte aéreo Cabbie e um grupo vibrante e destemido de veículos para todos os terrenos conhecidos como The Smokejumpers.  Unida, a corajosa equipe luta contra um enorme incêndio, e Dusty aprende o que é necessário para se tornar um verdadeiro herói.

Planes Fire Rescue-Official Poster Banner PROMO PHOTO-06JANEIRO2014

Com um bom ritmo do início ao fim a animação promete alegrar tanto os mais jovens, real foco da produção, como também o público mais velho. Um dos motivos para tal aceitação foi ambientação da história em um mundo que fascina à todos além de se sustentar com diálogos divertidos e a sensação de ação que deixam aventura ainda mais interessante. As dublagens feitas nos estúdios do Brasil, quase sempre, deixam a desejar, mas temos que dar os devidos créditos a toda equipe que realizou um bom trabalho trazendo toda alegria e sentimentos nas vozes. O longa conta com a participação da atriz Tatá Werneck, que dá voz a Dipper, uma extrovertida e espirituosa avião-tanque, apaixonada pelo herói Dusty.

Bastante conhecido por seus diversos trabalhos dentro dos estúdios da Walt Disney, como o longa “Leroy & Stitch” e outras muitas séries animadas, o diretor Roberts Gannaway parece entender precisamente o que o roteiro escrito Jeffrey M. Howard (o mesmo de “Aviões”) necessita. Conduzindo de forma bastante cuidadosa toda a narrativa, sem nunca se preder demais em um único foco, traz planos gerais seguidos de cenas de ação ficam ainda mais emocionantes ao som de “Thunderstruck”, hit do lendário grupo de rock AC/DC.

PLANES FIRE & RESCUE

Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate, consegue quebrar o rótulo de que uma sequência é sempre pior do que seu primeiro filme, o que vemos nesse longa, é um roteiro muito mais trabalhado, com uma temática mais adulta, que traz um certo dinamismo capaz de prender a atenção principalmente dos adultos que haviam reclamado que “Carros 1 e 2” e “Aviões” eram apenas filmes para criançada e não dava gosto de assistir ao lado dos filhos. Dessa vez a Disney respeitando as reclamações, conseguiu apresentar um texto e uma temática que pretende agradar toda à família, sendo tornando um grande diversão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *