Mostra CINECOOL traz ao MIS filmes que influenciaram o universo pop

MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a mostra CINECOOL, idealizada pela jornalista Márcia Scapaticio. Nela, estão reunidos cineastas que promovem um encontro entre o universo pop e o cinema, identificados pelo público e crítica como símbolo de inovação estética e linguagem, e que influenciaram e reinventaram não só a produção cinematográfica recente, mas a moda e a música, essa última com papel determinante na condução das narrativas e na construção das imagens. Alguns deles desenvolveram forte relação com a criação de videoclipes, aproveitando o espaço que a MTV norte-americana abriu para a experimentação musical e visual nos anos 1990.

MIS-Mostra CINECOOL-PROMO-17JUNHO2014-01 MIS-Mostra CINECOOL-PROMO-17JUNHO2014-02

Longas como Alta Fidelidade, Quero ser John Malkovich e Encontros e desencontros compõem a mostra, que tem curadoria de Márcia Scapaticio e vai de 18 a 22 de junho. O ingresso para as sessões é gratuito e deve ser retirado com 1h de antecedência na recepção

::: PROGRAMAÇÃO COMPLETA :::

18.06 QUARTA
19h – Rebobine, por favor (Be Kind Rewind /dir. Michel Gondry, 2008, 100 min, cor, 12 anos, Blu-ray): Jerry Gerber (Jack Black) decide sabotar a usina elétrica de sua cidade, já que acredita que ela está derretendo seu cérebro. Para tanto ele conta com a ajuda de Mike (Mos Def), seu melhor amigo, que trabalha em uma antiga locadora que apenas aluga fitas VHS. A tentativa de invasão dá errado, o que faz com que Jerry leve um grande choque. A partir de então ele fica magnetizado, sem perceber. Ao entrar na locadora onde Mike trabalha ele, sem querer, desmagnetiza todos os filmes disponíveis.

21h – As virgens suicidas (The Virgin Suicides /dir. Sofia Coppola , 1999, 96 min, cor, 16 anos, Blu-ray): Durante a década de 70, o filme enfoca os Lisbon, uma família saudável e próspera que vive num bairro de classe média de Michigan. O sr. Lisbon (James Woods) um professor de matemática e sua esposa uma rigorosa religiosa, mãe de cinco atraentes adolescentes, que atraem a atenção dos rapazes da região. Porém, quando Cecília (Hanna R. Hall), de apenas 13 anos, comete suicídio, as relações familiares se decompõem rumo a um crescente isolamento e superproteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação social com rapazes.

19.06 QUINTA
19h – Os excêntricos Tenenbaums (The Royal Tenenbaums /dir. Wes Anderson, 2001, 109 min, cor, 14 anos, Blu-ray): Royal Tenenbaum (Gene Hackman) e sua esposa Etheline Tenenbaum (Anjelica Huston) tiveram três filhos, Chas (Ben Stiller), Margot (Gwyneth Paltrow) e Richie (Luke Wilson), e logo depois resolveram se separar. Com o passar dos anos cada um dos filhos demonstrou talentos diferentes, tornando-se todos bem-sucedidos.
21h – Adaptação (Adaptation – The Orchid Thief /dir. Spike Jonze, 2002, 114 min, cor, 14 anos, Blu-ray): Charlie Kaufman (Nicolas Cage) precisa de qualquer maneira adaptar para o cinema o romance “The Orchid Thief”, de Susan Orlean (Meryl Streep). O livro conta a história de John Laroche (Chris Cooper), um fornecedor de plantas que clona orquídeas raras para vendê-las a colecionadores. Porém, além das dificuldades naturais da adaptação de um livro em roteiro de cinema, Charlie precisa lidar também com sua baixa auto-estima, sua frustração sexual e ainda Donald, seu irmão gêmeo.

20.06 SEXTA
19h – O fantástico Senhor Raposo (Fantastic Mr. Fox /dir. Wes Anderson, 2009, 86 min, cor, livre, Blu-ray): O Sr. Raposo (George Clooney), a Sra. Raposa (Meryl Streep) e seu filho vão morar em uma árvore, localizada em uma colina. Lá eles têm como vizinhos o Coelho (Mario Batali), o Texugo (Bill Murray) e a Doninha (Wes Anderson), entre outros animais, todos com suas respectivas famílias. O Sr. Raposo prometeu à esposa que deixaria a vida de roubos de galinhas, já que ela estava grávida. Desde então ele iniciou uma respeitável carreira de colunista de jornal.
21h – Quero ser John Malkovich(Being John Malkovich /dir. Spike Jonze , 1999, 112 min, cor, 18 anos, Blu-ray): Um homem (John Cusack) consegue um novo emprego no 7º e meio andar de um edifício comercial, onde todos os funcionários devem andar curvados. Lá encontra uma porta, escondida, que leva quem ultrapassá-la até a mente do ator John Malkovich, onde pode permanecer durante 15 minutos, até ser cuspido numa estrada na saída de Nova Jersey.

21.06 SÁBADO
16h – Onde vivem os monstros (Where the Wild Thing Are /dir. Spike Jonze, 2009, 95 min, cor, 10 anos, Blu-ray): Max (Max Records), fantasiado de lobo, faz malcriações com sua mãe (Catherine Keener) por ciúmes de um amigo dela (Mark Ruffalo). Como castigo, é mandado para o quarto sem jantar. Max resolve fugir de casa e usa a imaginação para criar uma misteriosa ilha. Lá ele encontra vários monstros, que vivem em bando.
18h – Alta fidelidade (High Fidelity /dir. Stephen Frears e Mark Dindal, 2000, 113 min, cor, 14 anos, Blu-ray): Rob Gordon (John Cusack) é o dono de uma loja de música beira da falência, pois apenas vende discos em vinil. Azarado no amor e ao mesmo tempo uma enciclopédia ambulante sobre música pop, os caminhos da vida terminam por levá-lo a analisar suas escolhas e prioridades, fazendo com que se torne uma pessoa mais madura.
20h – A vida marinha de SteveZissou (The Life Aquatic with Steve Zissou /dir. Wes Anderson , 2004, 119 min, cor, 14 anos, Blu-ray): Steve Zissou (Bill Murray) é um lendário explorador subaquático, famoso pelos seus rompantes de temperamento e também pelos documentários que faz sobre a vida no fundo dos oceanos. Entretanto os últimos dias não têm sido felizes para Zissou. Esteban (Seymour Cassel), seu melhor amigo e parceiro de longa data, foi recentemente devorado por um tubarão-jaguar. Além disto Zissou precisa lidar com os boatos de que está perdendo seu talento, sem contar o súbito aparecimento de Ned Plimpton (Owen Wilson), um co-piloto que diz ser seu filho nunca visto.

22.06 DOMINGO
16h – Viagem a Darjeeling (The Darjeeling Limited / dir. Wes Anderson, 2007, 90 min, cor, 14 anos, Blu-ray): Francis (Owen Wilson), Peter (Adrien Brody) e Jack (Jason Schwartzman) são irmãos, mas não se falam há um ano. Eles, decidem realizar uma viagem de trem pela Índia, na intenção de acabar com a barreira existente entre eles e também para auto-conhecimento.
18h – Encontros e desencontros (Lost in Translation / dir. Sofia Coppola , 2003, 101 min, cor, 14 anos, Blu-ray): Bob Harris (Bill Murray) é uma estrela de cinema, que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte (Scarlett Johansson), por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo workaholic (Giovanni Ribisi) que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário, Bob e Charlotte não conseguem dormir. Eles se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo, e em pouco tempo tornam-se grandes amigos.
20h – Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind / dir. Michel Gondry, 2004, 108 min, 14 anos, Blu-ray): Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental.

SERVIÇO
Evento: Mostra CINECOOL
Data: 18 a 22.06, quarta a domingo | Horário: 20h
Local: Auditório MIS (172 lugares) – Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Classificação etária: 12 anos
INGRESSO gratuito (sujeito à lotação da sala – retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS)
Informações para o público: (11) 2117 4777

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *