Músicos se unem para trazer concerto italiano a Belo Horizonte

O Palácio das Artes, em Belo Horizonte, recebe nesta segunda-feira, dia 16 de junho, às 21h, mais uma exclusividade do projeto “Itália na Copa”: o Sexteto Stradivari Projeto Ópera. O concerto unirá vocal e instrumental para apresentar músicas italianas que vão do clássico ao contemporâneo em um projeto musical que acontece de forma inédita no Brasil.

O grupo de música é composto por alguns dos mais qualificados e renomados intérpretes do panorama instrumental barroco e clássico italiano. Os doze artistas vieram de dois diferentes elencos de excelência italiana e se juntaram somente para essa iniciativa do “Itália na Copa”. Participantes do Sexteto Stradivari e do Quinteto de Sopros do Teatro San Carlo, de Nápoles, os músicos são também professores de orquestra.

Projeto Ópera – O Sexteto Stradivari e o Quinteto de Sopros se fundem em um projeto inovador e experimental. A criação de novos arranjos vocais, especialmente para essa apresentação, promete uma repaginada em canções originais para orquestra, criando um concerto totalmente original e contemporâneo.

Itália na Copa – “Itália na Copa” é uma série de eventos artísticos, culturais, tecnológicos e comerciais que será realizado em 16 cidades brasileiras, antecedendo a Copa do Mundo FIFA 2014. O projeto tem como objetivo mostrar aos brasileiros uma imagem da Itália moderna, junto aos elementos tradicionais da cultura italiana que já estão presentes no país.

Na programação, destacam-se shows de artistas renomados, como Mario Biondi e Fiorella Mannoia, concerto com violino Stradivarius, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, palestra do famoso escritor Domenico De Masi, exposições de moda e design, além de eventos de gastronomia.

Empresas privadas italianas e ítalo-brasileiras apoiam a realização do projeto, que conta também com a colaboração das instituições italianas presentes no Brasil.

O Embaixador italiano no Brasil, Raffaele Trombetta, afirma que os eventos vão reforçar os laços de amizade entre os países. “O projeto foi concebido no intuito de aproximar ainda mais a Itália ao Brasil, em um ano histórico em que o país, tenho certeza, mostrará ao mundo sua face melhor e mais alegre. Com Itália na Copa, a Embaixada pretende contribuir ao clima de festa que irá contagiar todo o Brasil nos próximos meses”, destaca Trombetta.

A Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, reconhece a importância dessa programação italiana no Brasil, justamente neste simbólico ano de 2014. “A Copa do Mundo atrai olhares de todo o planeta para nosso país, é oportuno então que mostremos o que temos de melhor e mais peculiar. Ter a cultura italiana somada à nossa, nesta época, demonstra a potencialidade brasileira em intercambiar ideias e agregar novos traços à sua identidade. Também em 2014, celebramos o Ano do Barroco e o Bicentenário de Morte de Aleijadinho. Receber influências do continente onde nasceu esse estilo artístico aqui no Brasil, onde o Barroco encontrou formas de expressão das mais originais e inspirou expoentes artistas como o mestre Aleijadinho, é uma combinação indiscutivelmente bem sucedida.”

SERVIÇO
Itália na Copa – Concerto Stradivari – Projeto Ópera
Data: 16 de junho
Horário: 21h
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Ingressos: R$ 20, 00 (inteira) l R$ 10,00 (meia)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *