Instituto Moreira Salles lança em DVD do filme ELENA, dirigido por Petra Costa

No dia 1º de junho, às 16h, o Instituto Moreira Salles lança em DVD o filme Elena, da cineasta e atriz Petra Costa. Na ocasião, o filme será exibido em sessão especial no cinema do IMS-RJ. O documentário narra a busca de Petra pela irmã mais velha, Elena, que, aos 20 anos, acometida por uma forte depressão, comete suicídio. O filme estreou nas salas brasileiras em 2013 e foi visto por mais de 60 mil espectadores, sendo a maior bilheteria para um filme documentário no país nesse ano. No exterior, Elena foi exibido em mais de 80 cidades e ganhou diversos prêmios, entre eles o de melhor direção do Festival de Brasília e melhor documentário do Los Angeles Brazilian Film Festival. No dia 30 de maio, o filme estreará em Nova York em circuito comercial.

Elena-Official Poster Banner PROMO PHOTO-30ABRIL2012-01

O DVD inclui uma faixa comentada sobre o processo de realização de Elena, com Carlos Alberto Mattos, João Moreira Salles e Petra Costa.No livreto encartado com o DVD, há textos inéditos, como “É preciso seguir vivendo (e se possível dançar um pouco)”, de João Moreira Salles, “A água e os sonhos”, de Ismail Xavier, “Quando o real é tão árido que pede poesia”, de Quelany Vicente, “Olhos de ressaca, um belo filme de família”, de Miguel Pereira, “A necessidade de lembrar e esquecer”, de Carlos Alberto Mattos, e “Ofélia na água”, da própria diretora Petra Costa. O DVD também traz o curta-metragem Olhos de ressaca, realizado por Petra em 2009 sobre seus avós, casados então há 60 anos.

Sinopse do filme: 

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento, Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.

Prêmios: 

• 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – melhor direção, melhor montagem, melhor direção de arte e melhor filme pelo júri popular, todos na categoria documentários.
• 28º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara – menção especial
• 9º Festival Internacional de Documentários ZagrebDox – menção especial
• Films de Femmes 2013 – melhor documentário
• 10º Planete+ Doc Film Festival Varsóvia – Prêmio Canon de cinematografia
• 7º Cine Música – Festival de Cinema de Conservatória – melhor música original
• 6º Los Angeles Brazilian Film Festival – melhor documentário
• 9º Festival Internacional de Cine Documental de la Ciudad de México (DocsDF) –melhor longa-metragem latino-americano
• 35º Festival Internacional de Nuevo Cine Latinoamericano – Havana, Cuba –melhor documentário
• 40º Festival Sesc Melhores Filmes – São Paulo, Brasil – melhor documentário (votação do público)

Sobre Petra Costa: 

Petra Costa é diretora e atriz. Ela dirigiu e produziu o curta Olhos de ressaca, um retrato poético sobre o amor e o envelhecer contado sob a perspectiva de seus avós. Em 2009, Olhos de ressaca foi selecionado e exibido em diversos festivais, no Brasil e no exterior, recebendo importantes prêmios em nove deles, entre os quais os de melhor curta-metragem no Festival do Rio e no Festival Internacional de Documentário de Londres (LIDF), melhor documentário de curta-metragem no Festival Internacional Cine Las Americas (Estados Unidos), e prêmio especial do júri no Festival de Gramado.

Com Elena, seu primeiro longa-metragem, Petra repete a experiência de usar como matéria-prima uma história extremamente pessoal, dessa vez sobre amor e perda, e transportá-la para a tela de forma delicada e poética. Em 2012, Elena foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na Semana dos Realizadores (Rio de Janeiro), no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA) e no Festival de Brasília do Cinema Nacional, onde conquistou os prêmios de direção, montagem, direção de arte e melhor filme pelo júri popular, sempre na categoria documentário.

Petra formou-se em antropologia na Barnard College, faculdade livre de artes da Columbia University, em Nova York. Fez mestrado em comunidade e desenvolvimento na London School of Economics, em Londres. Desde os 15 anos, trabalha profissionalmente como atriz.

SERVIÇO
Evento: IMS lança em DVD o filme Elena, de Petra Costa (Brasil, 2012. 80’)
Data: 01.06.2014 – domingo | Horário: 16h
Local: Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Sábado e domingo: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia)
Ingressos disponíveis também em www.ingresso.com
Sessões para escolas e agendamento de cabines pelo telefone (21) 3284 7417
Disponibilidade de ingressos sujeita à lotação da sala.
Capacidade da sala: 113 lugares
Informações para o público: 3236-7400
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *