2ª edição da mostra Tiradentes em Cena terá Bibi Ferreira e apresenta montagem inédita de Matheus Nachtergaele

Depois de estrear a primeira edição em 2013, com uma excelente avaliação por parte dos participantes e da própria cidade que recebeu mais de 30 espetáculos e intervenções cênicas gratuitas, a cidade mineira de Tiradentes se prepara para a segunda edição da mostra de teatro “Tiradentes em Cena”, que acontecerá entre os dias 16 e 24 de maio.

Entre as novidades apresentadas para este ano está a estreia inédita do espetáculo paulista “Ilhada em Mim”, encenado pelo casal de atores Djin Sganzerla e André Guerreiro Lopes. Um texto da poetisa americana Sylvia Plath adaptado por Gabriela Mellão. Outra iniciativa inédita é o convite feito pela mostra Tiradentes em Cena ao ator Matheus Nachtergaele para se arriscar pela primeira vez na direção teatral comandando o grupo Entre&Vista, fundado há 20 anos em Tiradentes.  A montagem inédita do texto “O País do desejo do coração”, de Willian Blake, será apresentada no último dia da mostra. Logo após a apresentação Bibi Ferreira encerra a mostra com o show “Bibi – Histórias em Canções” apresentado em praça pública.

– Vai ser uma troca interessante, acho que será possível fazer um trabalho bonito, com as características de cada ator. Mas como uma peça grande, uma peça monumental de certa forma, e inédita no Brasil. As pessoas mal conhecem, acho que pouquíssimas pessoas sabem que Willian Blake escreveu para teatro. O que será uma boa surpresa. Além é claro, de darmos as boas vindas ao Tiradentes em Cena e eu deixar um trabalho feito para a cidade que escolhi morar – confessa Matheus.

Assim como no primeiro ano e seguindo o desejo da idealizadora Aline Garcia em colocar a cidade em primeiro plano, diversos espaços públicos serão ocupados com peças e performances, além de um palco que será montado na praça principal da cidade que abrigará musicais e espetáculos infantis durante todo o evento. O SESI – Centro Cultural Yves Alves, será novamente o local onde o público poderá desfrutar de peças bem avaliadas pela crítica nacional e onde acontecerá a cerimônia de abertura que este ano será apresentada pelo casal de atores Roberto Bomtempo e Mirian Freeland.

CEMIG e SESI apostam no Tiradentes em Cena

A segunda edição do Tiradentes em Cena conta novamente com o patrocínio da Cemig e este ano ganhou um novo patrocinador, o SESI/DN. Ambas instituições acreditaram na iniciativa do evento em propagar a cultura e tornar Tiradentes uma referência nas artes cênicas, assim como o Governo de Minas, SESI/FIEMG, a Prefeitura Municipal de Tiradentes, Localiza, locadora oficial do evento, a ASSET (Associação Empresarial de Tiradentes) e o grupo Tiradentes Mais.

– Tivemos uma avaliação muito positiva não só dos moradores da cidade, como também de toda a rede hoteleira e gastronômica de Tiradentes, o que prova que estamos no caminho certo e a vocação da cidade para eventos de qualidade – diz Aline Garcia, idealizadora do evento.

Entre os espetáculos de Minas Gerais estão “Calango Deu”, “Acorda Amor”, a leitura dramática de  “Only You”, “Dos meus olhos saem rosas”, “A Casa dos Espelhos”, “Manotas Musicais”, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, “Travessia” e “O País do Desejo do Coração”. O Rio de Janeiro será representado pelos espetáculos “Bicho do Mato”, “Se faz caminho ao andar”, “Raul Fora da Lei”, “Homem Produto”, “Billdog”, “Oleanna”, “Olheiros do Tráfico”, “Uma Pilha de Pratos na Cozinha” e “O Cara”. São Paulo também se faz presente com “Eu vi o sol brilhar em toda sua glória”, “A alma é o líquido do mar” e “Ilhada em mim”.

Em 2014 o Tiradentes em Cena abriu inscrições através do site www.tiradentesemcena.com.br para grupos e peças de todo o país. Nesta primeira investida a mostra recebeu 382 inscrições, o que comprovou o interesse dos artistas em participarem do evento e contribuírem com a descentralização do acesso às artes cênicas.

Este ano o Tiradentes em Cena homenageará o grupo mineiro Ponto de Partida que há 33 anos é companhia de repertório, itinerante, independente, com 21 profissionais em exercício permanente.

Debates, cursos, oficinas e palestras direcionadas para a área cultural também estão na programação da segunda edição do Tiradentes em Cena.

SERVIÇO
Tiradentes em Cena
Período: 16 a 24 de maio de 2014
Local: Tiradentes (MG)
Entrada Franca / Verificar a programação em www.tiradentesemcena.com.br
Classificação: Verificar a classificação de cada espetáculo na programação.
Patrocínio: CEMIG/Governo Federal e SESI
Incentivo: Lei Federal de Incentivo a Cultura
Apoio: Secretaria de Estado de Cultura de Minas GeraisGlobo Minas, Localiza, ASSET, Tiradentes Mais, ACI-Del Rei, Revista Encontro, Companhia de Inventos, Oficina Entre & Vista, Libertas Viagens, Museu da Liturgia, Museu Padre Toledo, Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, Sobrado Aimorés e a UFMG

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *