Neste sábado, dia 3 de maio, às 22h30, o Nat Geo estreia “100 Anos de Seleção Brasileira”. Com direção do jornalista Mauro Beting e de Ricardo Aidar, a série documental traz a trajetória da seleção brasileira que se torna centenária em 2014 em cinco episódios de uma hora com a participação de jogadores que fizeram história.
Além de cada episódio contar sobre cada uma das conquistas do time nacional em Copas do Mundo – em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 -, vários temas que retratam a cultura da nação do futebol são trazidos à tona: a miscigenação, a fé, a força da torcida, o carnaval e a música e, por fim, a globalização e o valor que a seleção brasileira ganhou mundo afora. A série também aborda as expectativas de ex-campeões e dos atuais jogadores em relação ao Mundial que tem início no dia 12 de junho.
Com depoimentos dos maiores craques como David Luiz, Robinho e Neymar, de ex-jogadores como Just Fontaine, Leonel Sánchez (El Toro), Amarildo, Rivelino, Cafu, Dunga, Zico, Pelé e de personalidades do futebol como Renato Maurício Prado e Leão, a série ainda mostra imagens jamais vistas, verdadeiras preciosidades garimpadas em acervos de todos os cantos do planeta.
O diretor da série Mauro Beting conta que desde o início da produção a ideia foi abrir o jogo:
Para concretizar este projeto, o Nat Geo conta com a parceria da Canal Azul, responsável pela produção dos episódios.
Primeiro episódio – 1958: A Queda do Complexo Vira-Lata :
O primeiro episódio da série que celebra o centenário da seleção brasileira conta como o futebol veio para o Brasil e, muito além de um esporte, tornou-se uma instituição nacional que trouxe para o país conquistas e transformações. Desde seu surgimento, em 1914, até 1958, na conquista do primeiro título mundial, a seleção viveu altos e baixos que o programa revive com imagens inéditas e relatos emocionantes.