“Militares da Democracia: Os Militares Que Disseram Não” tem pré-estreia nesta quarta (09)

Eles lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964, mas a sociedade brasileira pouco ou nada sabe a respeito dos oficiais que, até hoje, ainda buscam justiça e reconhecimento na história do país. “Militares da Democracia: Os Militares Que Disseram Não” resgata, através de depoimentos e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos militares perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática.

“Militares da Democracia: Os Militares Que Disseram Não”, mais recente longa-metragem do cineasta Silvio Tendler, ganha pré-estreia em São Paulo no dia 9 de abril, quarta-feira, às 20h30, na Sala Cinemateca BNDES, da Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino), com entrada franca. Após a projeção, acontece debate com o diretor do filme.

A projeção é uma sessão especial do projeto Cine Direitos Humanos, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, e conta com apoio do Ministério da Justiça.

sobre o cineasta Silvio Tendler 

O documentarista Silvio Tendler (Rio de Janeiro, 1950) é detentor das três maiores bilheterias de documentários na história do cinema brasileiro: “O Mundo Mágico dos Trapalhões” (1981, com 1 milhão e 800 mil espectadores), “Jango” (1984, 1 milhão de espectadores) e “Os Anos JK – Uma Trajetória Política” (1980, 800 mil espectadores). Parte das pesquisas de seus filmes tem origem no volumoso acervo particular de imagens, com mais de dez mil títulos sobre a História do Brasil e do mundo dos últimos 50 anos. Em 2005 recebeu o Prêmio Salvador Allende no Festival de Trieste (Itália), pelo conjunto da obra. Em 2008, foi homenageado no Festival de Cinema Brasileiro em Paris com uma retrospectiva de seus filmes. Ainda neste ano, foi condecorado com a Medalha Tiradentes, da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, por relevantes serviços prestados à causa pública do Estado.

sobre o projeto Cine Direitos Humanos 

Com a proposta de exibir filmes brasileiros e internacionais cujo enredo dialogue com temas ligados aos direitos humanos em sessões gratuitas, o projeto Cine Direitos Humanos é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

Com curadoria de Francisco Cesar Filho, o projeto promove projeções todos os sábados, às 11h00, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca. Inaugurado em setembro de 2013, Cine Direitos Humanos já apresentou em pré-estreia os longas inéditos “Nem Caroço Nem Casca – Uma História de Quilombolas”, de Will Martins, e “Os Dias Com Ele”, de Maria Clara Escobar.

Outros filmes exibidos foram “O Dia Que Durou 21 Anos” (Camilo Tavares), “Hoje” (Tata Amaral), “Olhe Pra Mim de Novo” (Cláudia Priscilla e Kiko Goifman), ”Flores Raras” (Bruno Barreto), “Estamira” (Marcos Prado), “Uma História de Amor e Fúria” (Luiz Bolognesi), “O Caso dos Irmãos Naves” (Luís Sérgio Person), “Sabotage Nós” (Guilherme Xavier Ribeiro), “Entre A Luz e A Sombra” (Luciana Burlamaqui), “Raça”, (Joel Zito Araújo e Megan Mylan), “O Aborto dos Outros” (Carla Gallo), “Tatuagem” (Hilton Lacerda), “Mataram Meu Irmão” (Cristiano Burlan), “Sobre Futebol e Barreiras” (Lucas Justiniano e José Menezes), “O Retorno” (Rodolfo Nanni), “Muito Além do Peso” (Estela Renner) “Verdade 12.528” (Paula Sacchetta e Peu Robles), “Esse Homem Vai Morrer” (Emílio Gallo), “Sentidos à Flor da Pele” e “À Margem da Imagem” (ambos de Evaldo Mocarzel), “Meu Amigo Cláudia” (Dácio Pinheiro), “O Outro Lado da Rua” (Marcos Bernstein), “Mulheres Africanas – A Rede Invisível” (Carlos Nascimbeni), “A Memória Que Me Contam” (Lúcia Murat), “Caparaó” (Flavio Frederico), “15 Filhos (Maria de Oliveira e Marta Nehring), “Ação Entre Amigos” (Beto Brant) e uma seleção de curtas-metragens do Festival Entretodos.

SERVIÇO

Cine Direitos Humanos Espacial
PRÉ-ESTREIA de “Militares da Democracia: Os Militares Que Disseram Não” – Silvio Tendler (2013, 100 min)
Data: 09 de Abril de 2014 – quarta-feira | Horário: 20h30
Local: Cinemateca Brasileira / Sala Cinemateca BNDES
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Clementino – São Paulo
Classificação etária: consultar programação no local.
Ingressos: entrada franca
Informações para o público: 11-3512.6111

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *