Sesc Piracicaba recebe a exposição 30 x Bienal

A mostra tem abertura na próxima quarta, 26/3, às 20h, e exibe 30 obras que representam as transformações na arte brasileira da 1ª a 30ª edição da Bienal de São Paulo. A visitação acontece entre os dias 27 de março à 1º de junho. A entrada é gratuita.

Sob curadoria de Paulo Venâncio Filho a exposição 30 x Bienal – Transformações na arte brasileira da 1ª a 30ª edição, que estreia em Piracicaba na próxima quarta (26/3), é uma amostra do evento de mesmo nome em cartaz de 21 de setembro a 8 de dezembro de 2013, na Fundação Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera.

A proposta é retratar as mutações da produção artística nacional na esteira das trinta edições do evento na capital, e verificar os nexos, contextos, relações e processos que os artistas e obras estabeleceram como momentos determinantes na história da Bienal de São Paulo – uma das mais importantes do mundo – da arte brasileira e também internacional.

Este recorte será exibido pela primeira vez no interior do Estado, e a escolha de Piracicaba como ponto de partida para a itinerância não foi por acaso. Para Leonardo Borges, técnico de programação de Artes Visuais no Sesc, esse é um dos pontos mais importantes dentro do projeto. “A cidade é conhecida por sua produção popular, mas possui vários artistas vinculados a outras tendências e movimentos artísticos, como a arte contemporânea, criando um consistente e singular cenário de intersecções poéticas possíveis”, acrescenta.

A exposição traz um panorama, alinhavado por um eixo cronológico, sobre as influências da Bienal na arte brasileira, que vão desde a abstração geométrica e o concretismo, a arte pop, a geração conceitual e o reflexo dessas direções na produção atual. Entre as obras que serão expostas na cidade, trabalhos de Alfredo Volpi, Lygia Clark, Rubens Gerchman, Tomie Othake, Geraldo de Barros, Claúdio Tozzi, Lucia Koch, entre outros.

“O objetivo é expor dentro de um espaço limitado, um conjunto concentrado e significativo de obras que representem equilibradamente os vários momentos e tendências” explica Paulo Venâncio Filho, curador da mostra. Para ele, o recorte propõe um resumo sintético das 30 edições, dentro de um módulo que reconstitui, em menor escala, a estrutura expositiva do evento exibido ano passado na capital paulista.

A abertura 30 x Bienal – Transformações na arte brasileira da 1ª a 30ª edição acontece na próxima quarta, 26/3, às 20h, com presença de autoridades, artistas e membros da comunidade. A visitação vai de 27 de março a 1º de junho de terça a sexta, das 13h às 21h30h; sábados e domingos, das 9h15 às 17h45.

SERVIÇO
30 x Bienal
Quando: dia 26 de março, quarta, às 20h.
Visitação: de 27/3 a 1/6. Terça a sexta, das 13h às 22h. Sábados e domingos, das 9h15 às 17h45.
Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Local: Área de Exposições
Classificação: Livre.
Grátis
Acesse o portal para mais informações sobre a programação – www.sescsp.org.br/piracicaba
Tel: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *