Encerramento da 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul traz ao SESC PIRACICABA dois filmes

A 8° Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul vem a Piracicaba no período de 3 a 17 de dezembro. O trabalho é composto por cinco filmes entre curtas, médias e longa-metragens que trazem um recorte da temática principal. Além da cidade, serão exibidas produções em 27 capitais brasileiras e em municípios do interior do país.

SESC PIRACICABA-8 Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul-PROMO PHOTOS-13DEZEMBRO2013

Nas terças passadas, dias 03/12 e 10/12, foram exibidos os filmes Doméstica de Gabriel Mascaro; Caixa D’água: Qui-lombo é esse? de Everlane Moraes e A Hiper-Mulheres do trio Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro.

Em 17/12, o Sesc encerra o ciclo com Brasília Segundo Feldman, do diretor homenageado Vladimir Carvalho e Kátia, deKarla Holanda.

Brasília Segundo Feldman traz imagens feitas em 1957, pelo designer norte- americano Eugene Feldman, durante uma visita turística a Brasília. As fitas retratam a construção da capital e o cotidiano dos candangos em imagens poéticas e eloquentes. Décadas mais tarde, em 1979, o material foi entregue a Vladimir Carvalho, que o resgatou, utilizando-o numa denúncia dos maus-tratos sofridos pelos operários, da repressão e das mortes ocorridas nos imensos canteiros de obras e acampamentos.

Na segunda parte da sessão, será exibido Kátia,documentário que conta a história de Kátia Tapety, a primeira travesti eleita a um cargo político no Brasil. O filme, que também está na programação do 45° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, é resultado de 20 dias de convívio da equipe de filmagens com ela no sertão do Piauí.

A mostra retorna ao Sesc Piracicaba para o encerramento no dia 17/12, com mais dois filmes Brasília Segundo Feldman, do diretor homenageado Vladimir Carvalho e Kátia, de Karla Holanda.

O sistema de exibição da mostra promove a inclusão de deficientes auditivos e visuais. A sessão tem início às 20h, a entrada é gratuita e a retirada de ingressos tem início uma hora antes.

Sobre a Mostra

Em sua oitava edição, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul se desdobra em Mostra Competitiva; retrospectiva em homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho e Mostra de Realizadores Indígenas..

“A Mostra tem o importante papel de disseminar e fortalecer a educação e a cultura em Direitos Humanos, especialmente de forma a alcançar os setores historicamente excluídos ou com menos acesso a bens culturais, tratando do enfrentamento a todas as formas de violações de direitos”, explica a ministra de Estado-Chefe de Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes.

Iniciada em dezembro de 2006, em alusão ao aniversário da Declaração dos Direitos Humanos, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), através do Departamento de Cinema e Vídeo, com apoio da OEI, UNIC-RIO, CTAv, EBC e patrocínio da Petrobras e BNDES.

::: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO :::
8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Organizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura e a Universidade Federal Fluminense.

Dia 17

Brasília Segundo Feldman
BRA, 1979, cor, 20’
Classificação: 16 anos

Kátia
BRA, 2012, cor, 74’ I Dir: Karla Holanda
Classificação: 16 anos

SERVIÇO
Evento: 8° Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Data: 17 de Dezembro – terça-feira | Horário: 20h
Local: Teatro do SESC Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro, Piracicaba – SP
Classificação etária: Confira classificação de acordo com a produção.
Ingressos: Entrada Gratuita. Retirada de ingresso com uma hora de antecedência.
Informações para o público: (19) 3437-9292
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *