Cinema do Brasil marca presença no Ventana Sur, maior mercado para produtos audiovisuais da América Latina

O Programa Cinema do Brasil, que tem o objetivo de promover internacionalmente filmes brasileiros e ampliar a participação do audiovisual nacional no exterior, participa da 5ª edição do Ventana Sur, o mais importante mercado do setor audiovisual da América Latina. Durante o evento, que acontece de 3 a 6 de dezembro, em Buenos Aires, na Argentina, nove produções de empresas associadas ao Programa serão exibidas nas sessões de mercado para profissionais da indústria cinematográfica.

Ventana Sur-Amazônia-PROMO PHOTOS-03DEZEMBRO2013

O Ventana Sur foi criado pelo Instituto de Cinema e Audiovisual da Argentina (INCAA) e pelo Marché du Film do Festival de Cannes e recebe cerca de 1.800 participantes, entre compradores, vendedores, distribuidores e produtores do setor audiovisual de todos os continentes. Além de exibições diárias em cabines e salas de cinema, o evento promove encontros de negócios e conferências.

“Esse evento é uma verdadeira vitrine para o mundo do melhor que se faz no cinema latino-americano” afirma André Sturm, presidente do Programa. “A presença de produtores e distribuidores brasileiros no mercado oferece diversas possibilidades, como a venda de filmes para outros países, estabelecimento de parcerias comerciais para coproduções e a oportunidade mostrar filmes para agentes de venda e curadores de festivais”, complementa.

Dentre os filmes que participarão das exibições de mercado neste ano estão os premiados “Amazônia”, de Thierry Ragobert, coprodução franco-brasileira que recebeu o Prêmio Ambiente WWF, no 70º Festival de Veneza; “O Lobo Atrás da Porta”, de Fernando Coimbra, vencedor do Prêmio Horizontes Latinos no 61º Festival de San Sebastián e Troféu Redentor no Festival do Rio 2013 (melhor filme e melhor atriz); “Tatuagem”, de Hilton Lacerda, também premiado em cinco categorias no Festival do Rio 2013; e “O Menino e o Mundo”, animação de Alê Abreu que recebeu o Prêmio Juventude Brasileiro na 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Também serão exibidos “Estação Liberdade”, de Caito Ortiz; “RioFilme, 20 Anos de Cinema Brasileiro”, de Carlos Diegues; “A Memória que me Contam”, de Lúcia Murat; “Uma Viagem com a Jazz Sinfônica de São Paulo”, de Luis Otávio de Santi; “Cativas – presas pelo coração”, de Joana Nin. Além dos longas, haverá a exibição de um sample, especialmente produzido para o evento, que reúne trechos e informações de filmes brasileiros recentes.

O Cinema do Brasil conta, para mais esta ação, com o apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – principal parceira do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo na realização do Programa.

Ventana Sur-Amazônia-CINEMA DO BRASIL-03DEZEMBRO2013

FILMES PARA EXIBIÇÃO DE MERCADO NO VENTANA SUR

Dec 03 |13:00 |Cinemark 2

Tatuagem, de Hilton Lacerda / 2013 / Ficção / 110min.
Elenco: Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa, Rodrigo García, Silvio Restiffe and Sylvia Prado.

Brasil, 1978. A ditadura militar, ainda atuante, mostra sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas. Liderado por Clécio Wanderley, a trupe conhecida como Chão de Estrelas, juntamente com intelectuais e artistas, além de seu tradicional público de homossexuais, ensaiam resistência política a partir do deboche e da anarquia.

Dec 03 |14:30 |Cinemark 7

O Menino e o Mundo, de Alê Abreu / 2013 / Ficção – Animação / 85 min.

Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação, realizada com diversas técnicas artísticas, que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Dec 04 |13:00 |Cinemark 2

Estação Liberdade, de Caíto Ortiz / 2013 / Drama / 88 min.
Elenco: Cast: Cauê Ito, Fabiula Nascimento and Paulo Tsuchiya.

Mario Kubo, 35 anos, brasileiro e terceira geração de descendentes de japoneses, não tem nenhum contato com a cultura de seus avós. Em crise no trabalho e no casamento com Elvira, neta de italianos, Mario não tem filhos nem planos. Totalmente ocidentalizado, o protagonista se depara com um dilema: não se sente brasileiro, muito menos japonês. No entanto, logo após o terremoto de 2011 que assolou o Japão com uma tsunami, Mario recebe uma carta.Pensativo, encontra um universo fértil para sua busca de identidade que o levará até Tóquio, no Japão.

Dec 04 / 19h30 / Cinemark 5

Promo Reel Brazil, pela equipe Cinema do Brasil | 2013 |Documentário e ficção.

Vídeos promocionais dos filmes mais recentes dos produtores associados ao Cinema do Brasil.

Dec 05 |14:30 |Cinemark 7

Vinte: RioFilme, 20 Anos de Cinema Brasileiro, de Carlos Diegues | 2013 | Documentário| 70 min.

O documentário é uma celebração a essas duas décadas de cinema brasileiro, revelando o papel da RioFilme na sua história recente. Criada no final de 1992, pouco depois do impeachment de Fernando Collor e pouco antes da Lei do Audiovisual, a RioFilme é filha da nossa consolidação democrática e mãe da retomada, que contribuiu e muitas vezes inaugurou diferentes fases do cinema brasileiro, até o fortalecimento atual da sua economia e da multiplicação da diversidade de seus filmes.

Dec 05 |15:30 |Cinemark 4

A Memória que me Contam, de Lúcia Murat | 2013 | Ficção 95 min.
Elenco: Franco Nero, Simone Spoladore, Irene Ravache.

Um drama irônico sobre utopias derrotadas, terrorismo, comportamento sexual e a construção de um mito. Um grupo de amigos, que resistiram à ditadura militar, e seus filhos vão enfrentar o conflito entre o cotidiano de hoje e o passado quando um deles está morrendo.

Dec 05 |15:30 |Cinemark 4

O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra | 2013 | Fiction | 100 min.
Elenco: Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabiúla Nascimento.

O Lobo Atrás na Porta é um dramático suspense que nos conduz por uma viagem aos recantos mais obscuros dos desejos, mentiras e perversidades de um triângulo amoroso a partir do misterioso sequestro de uma criança.

Dec 05 |20:00 |Cinemark 8

A Nave – Uma Viagem com a Jazz Sinfônica de São Paulo, de Luis Otávio De Santi | 2013 | Documentário| 80 min.

Este documentário mostra cinco anos de gravações e de convívio com a orquestra mais original do Brasil, talvez do mundo: a Jazz Sinfônica de São Paulo. O filme apresenta 90 músicos em suas rotinas de trabalho com imagens e sons muito próximos e vibrantes, dentre eles o maestro Cyro Pereira. Um filme original num emocionado encontro entre cinema e a música.

Dec 06 |10:30 |Cinemark 2

Cativas – Presas pelo Coração, de Joana Nin | 2013 | Documentário| 77 min.

A história de sete mulheres livres que se mantêm cativas em nome do amor. Apaixonadas por presidiários, elas vivem as limitações do relacionamento e a esperança de um dia constituir uma família do lado de fora. O universo destas mulheres é visto por meio de relatos emocionados, cartas carinhosamente decoradas e um acesso privilegiado à intimidade dos casais.

Dec 06 | 10:30 | Cinemark 6

Amazônia, de Thierry Ragobert | 2013 |Ficção | 83

Uma odisseia em 3D pela Amazônia, a maior floresta do mundo. Após um acidente de avião, Saï, um macaco-prego nascido e criado no cativeiro, encontra-se sozinho e perdido no meio da floresta amazônica. Despreparado, o pequeno macaco se sente desprotegido com essa liberdade imediata, tendo que encontrar uma maneira de se proteger das armadilhas que a natureza preparou. Ele entende que encontrar outros macacos-pregos e ser adotados por eles é a única esperança de sobreviver.

Cinema do Brasil

Cinema do Brasil é um programa de promoção e exportação do cinema brasileiro no exterior. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), tem como principal parceira a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que participa da elaboração das estratégias e sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos. O Cinema do Brasil conta também com o apoio da Ancine (Agência Nacional do Cinema) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O objetivo do Cinema do Brasil é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando assim a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior.

Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos.

A Apex-Brasil apoia, atualmente, cerca de 13 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais.

A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. O objetivo é atrair capitais produtivos de empresas estrangeiras que possam incorporar inovações tecnológicas e novos modelos de gestão de negócios e adensar cadeias produtivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *