MIS abre inscrições para residências e projetos artísticos que contemplam diversas áreas do conhecimento

MIS, Instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo,a partir de segunda-feira, 16 de setembro, abre inscrições gratuitas para convocatórias voltadas para projetos de dança, cinema e fotografia, além de residências que se relacionam com temas como humanidades, música, fotografia e arte e tecnologia. Exposições de obras e premiação em dinheiro são alguns dos benefícios concedidos. O regulamento completo e as fichas de inscrições estão acessíveis no site do MIS: http://www.mis-sp.org.br/

Residências

O Laboratório de Novas Mídias do MIS, LABMIS, abre inscrições para as convocatórias Residência Internacional e Nacional LABMIS 2014;  LABMIS Estúdio de Som, NECMIS 2014 e LABMIS Fotografia. O LABMIS é o primeiro media lab situado em um museu público brasileiro, com o objetivo de fomentar a produção de obras desenvolvidas a partir de linguagens contemporâneas utilizando uma ou mais mídias tecnológicas,

Residência Internacional e Nacional LABMIS 2014 abrangem projetos artísticos nas áreas de fotografia digital, vídeo digital, animação digital, cinema digital, áudio arte, web arte, games, computação gráfica, design de interfaces, comunidades digitais, software colaborativo, visualização de redes, redes sociais, arte interativa, realidade aumentada, arte e ciência, entre outras.

A residência internacional consiste na residência de dois artistas brasileiros  em uma instituição na Holanda e um artista brasileiro em uma instituição canadense no período de dois meses, propiciando o incentivo à pesquisa e à concepção de trabalhos artísticos dentro da temática desenvolvida pelo LABMIS. Já a nacional, acolherá 04 (quatro) projetos artísticos para que sejam desenvolvidos durante a residência artística no Laboratório de Novas Mídias do MIS, com duração de três meses cada.

Voltado para bandas residentes no Estado de São Paulo com composições originais de qualquer estilo, gênero, instrumentação, arranjo ou composição dessas músicas, o MIS também abre inscrições para a residência LABMIS Estúdio de Som, que promove a gravação de músicas inéditas e autorais brasileiras (popular ou erudita). Podem participar compositores ou intérpretes não inseridos numa dinâmica produtiva regular e sem acesso consolidado a canais de difusão existentes, mas que tenham consistência, originalidade e potência criativa em seus trabalhos

Já a Residência NECMIS 2014 visa desenvolver residência, com duração de um ano, na área de humanidades aplicadas a produtos de mídias audiovisuais em qualquer formato, mídia, duração ou suporte. O objetivo é estimular a pesquisa de um tema e a produção de um produto de audiovisual para o mercado artístico. Por humanidades, o NECMIS entende filosofia, teologia, história, geografia, ciências sociais, psicologia, letras, artes plásticas e comunicação. O MIS acolherá (4) quatro projetos para a residência. Para participar os candidatos precisam ser graduados ou devem estar matriculados em cursos de graduação, mestrado ou doutorado nas áreas acima citadas. O NECMIS é coordenado pelo filósofo e colunista da Folha de S.Paulo, Luiz Felipe Pondé.

Com acompanhamento de pesquisas que visem à produção de textos críticos e de experiências artísticas ligadas à fotografia, a residência LABMIS Fotografia, tem duração de 05 (cinco) meses, com formação de um grupo de 10 (dez) residentes, sendo 08 (oito) artistas e 02 (dois) críticos que serão coordenados por Ronaldo Entler, Lívia Aquino e pelo coletivo Cia de Foto.

Projetos artísticos

Anualmente, o MIS também abre convocatórias para projetos artísticos com o intuito de trazer ao museu artistas promissores que buscam espaços de divulgação de seus trabalhos. Como é o caso da convocatória Cine MIS. Aberta durante todo o ano, tem por objetivo criar um espaço permanente de lançamento de curtas-metragens inéditos. Nela, cineastas de qualquer Estado podem inscrever seu curta (inédito no Município de São Paulo), a fim de ter sua estreia no Museu da Imagem e do Som.

Voltada para profissionais da dança, o programa Dança no MIS,  é uma convocatória para projeto site-specific, com curadoria de Natalia Mallo. A ideia é que artistas apresentem uma proposta de ocupação coreográfica criada especificamente para o Museu, onde terão prioridade aqueles que trabalharem com a dança integrada à linguagem audiovisual em qualquer suporte (vídeo, fotografia, novas tecnologias, games, entre outros).

Já o Nova Fotografia, voltado para projetos fotográficos de artistas promissores e ainda pouco conhecidos que se distinguem pela qualidade e inovação de seu trabalho, tem por objetivo criar um espaço permanente para exposições. Anualmente, são selecionados seis projetos fotográficos e três suplentes, que serão expostos ao longo do ano de 2014, pelo período aproximado de 45 dias, no espaço denominado “Nicho”, no MIS.

Confira os editais e ficha de inscrição de todas as residências e convocatórias abertas pelo MIS, no site da instituição www.mis-sp.org.br

SERVIÇO
Residência LABMIS Fotografia
Data: 16.09 a 01.11

Residência LABMIS ESTÚDIO DE SOM
Data 16.09 a 08.11

Residência LABMIS Nacional
Data 16.09 a 29.11

Residência LABMIS Internacional
Data 16.09 a 29.11

Residência NECMIS 2014
Data: 16.09 a 08.11

CONVOCATÓRIA Nova Fotografia
Data: 16.09 a 01.11

CONVOCATÓRIA DANÇA NO MIS
Data: 16.09 a 25.10

CONVOCATÓRIA CINE MIS
Data: aberta o ano todo

Inscrições gratuita (formulário em www.mis-sp.org.br)

Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Informações: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8. Acesso e elevador para cadeirantes
Ar condicionado

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *