Cineclube do Sesc Piracicaba exibe nesta terça (06) drama político chileno No com Gael García Bernal

Drama político chileno NO dirigido por Pablo Larraín e baseado na peça inédita El Plebiscito de Antonio Skármeta, será apresentado na terça, 06/08, às 20h, no teatro da unidade Piracicaba. A entrada é gratuita.

Depois de quinze anos de uma ditadura militar, o povo é chamado a votar contra ou a favor a permanência do General Augusto Pinochet no poder por meio de um plebiscito nacional. René trabalha em uma equipe que cria filmes e materiais promocionais na esperança de fazer o povo votar no “Não”, para que Pinochet não continue no poder por mais oito anos. Enquanto isso, seu chefe está trabalhando na campanha do “Sim”.

sesc-piracicaba-cineclube-no-official-poster-banner-promo-06agosto2013

Vencedor da Quinzena dos Realizadores de Cannes 2012 e indicados ao Oscar de filme estrangeiro 2013, “No”, de Pablo Larraín, encerra uma trilogia de exorcismo político da herança da ditadura de Augusto Pinochet. O diretor já havia abordado o tema em “Tony Manero” (2008) e “Post Mortem” (2010), este último ainda inédito no circuito comercial brasileiro.

“No”, é baseado na peça ainda inédita do escritor chileno Antonio Skármeta, mas demandou muitas pesquisas adicionais e entrevistas com pessoas que viveram e participaram do episódio real. A trama reconstitui o histórico plebiscito de 1988, convocado por pressão internacional e em que Pinochet pretendia conseguir um aval popular para sua continuidade no poder depois de 15 anos do golpe. Mas acabou derrotado, abrindo caminho à redemocratização.

Gael interpreta René Saavedra, um publicitário, filho de um exilado, que cresceu longe do país e é convidado pela esquerda para orientar a campanha do “não” ao regime.

Habilmente, o roteiro de Pedro Peirano desenvolve as diversas posições em jogo, dentro de uma esquerda extremamente dividida, mas que acaba cedendo aos apelos de René no sentido de dar uma roupagem mais moderna e otimista à campanha.

Para críticos a direção de Larraín permite ao espectador contemporâneo mergulhar naquele período usando, por exemplo, muitos trechos da campanha televisiva real. Ao mesmo tempo, mantém a uniformidade de cores e textura na fotografia total do filme mesmo nas cenas realizadas recentemente, recorrendo ao antiquado formato U-Matic, com imagens captadas utilizando uma velha câmera da época, arrematada no site Ebay, o diretor garante uma reprodução convincente da estética dos anos 80 que fortalece a impressão de autenticidade da história.

SERVIÇO
Evento: Cineclube exibição drama político chileno NO, dirigido por Pablo Larraín
Data: 06.03 – terça-feira | Horário: 20h
Local: SESC Piracibaca – Teatro da unidade
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos.
Ingressos: A entrada é gratuita e a retirada de ingressos tem início uma hora antes
Informações para o público: (19) 3437-9292
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *