Cine Livraria Cultura exibe em Junho 6ª MOSTRA AUDIOVISUAL ISRAELENSE

O Cine Livraria Cultura recebe de 3 a 9 de junho a sexta Mostra Audiovisual Israelense do Centro da Cultura Judaica. Através de produções contemporâneas e panoramas temáticos, chega a sua sexta edição.

Com o objetivo de aproximar o cinema israelense do público brasileiro, a mostra também colabora para a formação e para o aprofundamento do olhar não só ao cinema que é produzido atualmente em Israel, mas também em relação a quem o produz: a sociedade em si e sua cultura em movimento e constante transformação.

yossi-jagger-official-poster-banner-promo-poster-04junho2013

Entre os destaques estão Yossi, do aclamado diretor Eytan Fox (Yossi & Jagger e The Bubble). Para os interessados em religião, A Era Ponevezh mostra o cotidiano do que é considerada a maior Yeshiva (escola judaica religiosa) do mundo. Temáticas sociais e de caráter psicológico também aparecem, assim como referências aos protestos sociais que levaram grande parte da população às ruas de todo o país em 2011.

Na tentativa de revelar um país e um povo em todas as suas cores, a Mostra Audiovisual Israelense é, antes de tudo, um convite aos amantes da sétima arte.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA Mostra Audiovisual Israelense do Centro da Cultura Judaica

Yossi – de Eytan Fox
Israel, 2012, drama, 84’
Exibição Digital
Idade 16 anos
Elenco:Ohad Knoller, Lior Ashkenaz, Orly Silbersatz, Oz Zehavi e Ola Schur Selektar

Segunda-feira, 03 de junho, às 20h30 no Centro da Cultura Judaica
Terça-feira, 04 de junho, às 21h no Cine Livraria Cultura
Quinta-feira, 06 de junho, às 21h no Cinemark Pátio Higienópolis

Dez anos depois de Yossi e Jagger, a trágica história de amor de dois oficiais servindo no Líbano, o aclamado diretor Eytan Fox (Yossi e Jagger, The Bubble) retoma a história para descobrir o que tem acontecido com Yossi, ou Dr. Yossi Hoffman, cardiologista renomado e dedicado, que tantas vezes usa seu trabalho como fuga para não lidar com sua vida angustiada, reprimida. Sozinho, ele é incapaz de romper as barreiras e autodefesas construídas desde a morte do antigo amante. Sua rotina diária no hospital é abalada pela chegada de uma mulher. Ele a segue e, através de uma conexão inusitada, se depara com a possibilidade de lidar com os traumas do passado. Yossi viaja para Eilat onde encontra um grupo de jovens oficiais do Exército, entre eles Tom, um homem confiante, declaradamente gay, que representa para Yossi um mundo totalmente diferente daquele que o desenhou.

Dirigido com honestidade incomum e compaixão por Fox, este é um filme comovente sobre o poder de segundas chances.

Ponevezh Time – A era Ponevezh – de Yehonatan Indursky
Israel, 2012, documentário, 53’
Exibição Digital
Idade 16 anos

Terça-feira, 04 de junho, às 17h no Cine Livraria Cultura
Sexta-feira, 07 de junho, às 20h30 no Centro da Cultura Judaica
Domingo, 06 de junho, às 14h no Cinemark Pátio Higienópolis

Pela primeira vez, o maior seminário ultraortodoxo judaico abre suas portas para uma equipe de filmagens. A Yeshiva Ponevezh, fundada em 1943, foi a primeira Yeshiva a ser estabelecida em Israel, em Bnei Brak, após a destruição da original em Ponevezh, na Lituânia. Entre os 1200 alunos devotos e dedicados aos estudos acadêmicos, jovens frágeis e confusos se perdem na multidão. O diretor, ex-aluno da Yeshiva, capta o dia a dia desses garotos de forma autêntica, em seus momentos de esperança, bem como de tristeza e solidão, em um local onde o indivíduo pode ser levado pelo fluxo, na corrente do coletivo. Ganhador do Festival Internacional de Haifa 2012.

Melting Away – de Doron Eran
Israel, 2011, drama, 86’
Exibição Digital
Idade 16 anos
Elenco:Hen Yanni, Limor Goldstein e Ami Weinberg

Terça-feira, 04 de junho, às 19h no Cine Livraria Cultura
Sábado, 08 de junho, às 18h no Centro da Cultura Judaica

Um drama sincero que segue a história de uma família em crise, cujos pais, ao descobrirem que o filho é um transformista, o expulsam de casa. Anos mais tarde, quando o pai está morrendo de câncer, a mãe contrata um detetive particular para sair em busca do filho. Em vez de um “filho”, o detetive encontra uma mulher que ganha a vida dançando em boates gays. A filha conseguirá superar o passado e perdoar os pais? Irão os pais conseguir se acostumar com sua nova filha?

Melting Away foi concebido após o brutal assassinato no Centro LGBT de Tel Aviv e o profundo choque do diretor Doron Eran e de seu companheiro roteirista, Billy Ben Moshe, ao ouvirem pais que se recusaram a ir visitar os próprios filhos feridos no hospital. Vencedor de três prêmios no Syracuse Festival de Cinema e Vídeo Art de NY.

Not in Tel Aviv – Não em Tel Aviv – de Nonny Geffen
Israel, 2012, drama, 88’
Preto & Branco
Exibição Digital
Idade 16 anos
Elenco: Nony Geffen, Yaara Pelzig, Romy Aboulafia, Anat Atzmon, Tal Fridman, Ram Nehari, Rotem Bar Or, Rachal Schor, Liat Bein, Shai Egozi, Yuval Rubicheck, Ariella Geffen Goth, Shai Kedmi, Shai Kedm.

Terça-feira, 04 de junho, às 15h no Cine Livraria Cultura
Sexta-feira, 07 de junho, às 21h30 no Centro da Cultura Judaica

Um professor reprimido de ensino médio perde o seu emprego e decide afundar toda sua vida a partir daí: no intervalo de alguns dias, ele sequestra uma estudante da escola em que trabalhava, reconecta-se com uma antiga paixão de adolescência, perdoa um velho amigo, mata a própria mãe, subverte um grupo de feministas raivosas, uma estrela de cinema, a polícia e as convenções sufocantes da tediosa cidadezinha a qual pertence.

Um drama, uma comédia de humor negro, um triângulo amoroso, um crime e muito mais. Uma aventura que só poderia acontecer com pessoas que não são de Tel Aviv. Ganhador do Festival de Cinema de Locarno – Prêmio do Júri – e Melhor longa-metragem no Festival de Filmes Cinema Sul – Israel.

SERVIÇO

Evento: Mostra Audiovisual Israelense do Centro da Cultura Judaica
Data: 3 a 9 de junho/2013
Local: Cine Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2073 – 01311-940 – Bela Vista – São Paulo/SP
Classificação etária: consultar programação
Ingressos: Gratuita
Informações para o público: (11) 3285-3696/3170-4062

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *