Caixa Cultural São Paulo promove Seminário internacional sobre o papel da fotografia no universo artístico

CAIXA Cultural São Paulo sedia, nos dias 28 a 30 de Junho, o seminário internacional “O sequestro da imagem: apropriações na fotografia”, realizado pela Porto de Cultura e organizado em parceria com o curso de “Arte: história, crítica e curadoria” da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).  O evento patrocinado pela Caixa Econômica Federal é gratuito e tem um número limitado de vagas. Os interessados devem fazer a pré-inscrição no site http:// www.portodecultura.com.br.

A fotografia, surgida no século XIX como um recurso para documentar a realidade, ganhou ao longo do século seguinte um espaço antes ocupado pela estética e pintura. Nesse contexto, o seminário traçará um panorama histórico sobre o caminho trilhado pela fotografia, propondo ainda reflexões teóricas sobre seu diálogo com a produção artística.

Em “O sequestro da imagem: apropriações na fotografia”, o debate vai além da discussão sobre o alargamento das fronteiras iniciais delineadas para a fotografia. Ele propõe um pensar sobre as novas potencialidades criativas e, principalmente, sobre a apropriação de imagens.

O seminário terá como palestrantes o historiador e especialista em fotografia David Evans e a crítica e curadora Francesca Lazzarini. Integram o debate os artistas: Dor Guez, Oscar Muñoz, Rosângela Rennó e Cássio Vasconcellos. Atuarão como mediadores: Elaine Caramella (professora do Departamento de Arte da PUC-SP) e o jornalista Fabio Cypriano. Além do patrocínio da Caixa, o evento conta com o apoio institucional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Transamérica Hospitality Group, do Instituto Votorantim e da Avianca.

Programação

Mesa 1 – Momentos de ruptura
Data: 28 de junho de 2013 – sexta-feira
Horário: 15h às 17h
A valorização da experimentação e o rompimento dos paradigmas estabelecidos pela fotografia gerando uma pluralidade de experiências estéticas a partir da apropriação de imagens
Participantes: Francesca Lazzarini – David Evans – Elaine Caramella (mediação);
Provocadora: Rosângela Rennó.

Mesa 2 – Apropriação e colecionismo
Data: 29 de junho de 2013- sábado
Horário: 15h às 17h
Decomposição e recomposição de imagens em trabalhos artísticos que usam o processo de apropriação e o acúmulo de objetos pertencentes ao contexto emblemático da cultura de massa e da sociedade de consumo.
Participantes: Oscar Muñoz – Cassio Vasconcellos – Fabio Cypriano (mediação);
Provocadora: Francesca Lazzarini.

Mesa 3 – Contra o esquecimento
Data: 30 de junho de 2013- domingo
Horário:
 15h às 17h
O uso da fotografia como registro e preservação de memória, a partir estratégias que questionam os limites de sua linguagem
Participantes: Rosângela Rennó – Dor Guez – Fabio Cypriano (mediação);

SERVIÇO
Seminário “O sequestro da imagem: apropriações na fotografia”
Data: 28 a 30 de Junho de 2013 (vide programação acima)
Horários: 15h às 17h
Capacidade: 60 lugares
Local: CAIXA Cultural São Paulo –Auditório 6º andar
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações: A pré-inscrição pode ser feita através do site: www.portodecultura.com.br, mas não garante a vaga, por isso é necessário chegar com uma hora de antecedência.
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: 16 anos
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *