Lee Fields se apresenta na Virada Cultural Paulista no Sesc Piracicaba

Ícone da música negra com mais de 40 anos de carreira se apresenta pela primeira vez no país, em turnê de seu mais recente trabalho Faithful Man (2012). Fields sobe ao palco com a banda The Expressions, no sábado 25/05, à meia-noite, em São Carlos e, domingo, 26/5, às 16h30, em Piracicaba; a entrada é gratuita.

O soulman é um dos principais ícones do soul e funk desde o final dos anos de 1960. Devido ao seu timbre de voz, ele é muito comparado a James Brown, sendo informalmente conhecido como “Little JB”. Estreou em disco com o singleBewildered, em 1969, e de lá para cá lançou mais 11 álbuns entre LPs e CDs, além de diversos singles, EPs e participações em coletâneas.

Não existem muitos artistas de soul music do fim da década de 60 ainda na ativa hoje. Lee Fields, no entanto, é um desses. Desde 1969, o nativo da Carolina do Norte acumulou um catálogo prolífico de álbuns, além de ter excursionado e tocado com lendas como Kool and the GangSammy Gordon and the Hip-Huggers, OV Wright, Darrell Banks, e Little Real. Com uma carreira de 43 anos e lançamentos em doze gravadoras diferentes, o cantor percorreu o mundo com sua voz estridente. Depois de quatro décadas de estrada, esse fenômeno estreia com força total pelo selo Truth & Soul Records Brooklyn, em um álbum que é considerado o melhor de sua carreira.

Do funk no estilo James Brown, passando pelo blues lo-fi até o soul e R&B tradicional, Lee é um explorador dos recônditos da alma sulista americana. Recentemente chegou a Europa e colaborou com o DJ / Produtor francês Martin Solveig. Hoje, com a banda The Expressions – grupo da casa da gravadora Truth and Soul  continua a evoluir, enredado na desvairada e cinematográfica sonoridade da banda. Seu mais recente álbum, Faithful Man, lançado em março de 2012, foi aclamado pela crítica independente de seu país com destaque para a Pitchfork e a revista Vice.

Desde o lançamento de Faithful ManLee Fields & The Expressions estão em turnê pelo mundo, com apresentações marcantes em companhia de The Black Keys, Pretty Lights e Wilco. Além de shows esgotados em Nova York, San Francisco, Los Angles, Paris, Amsterdã, Berlim, Londres, Montreal, Austin, Houston e New Orleans.

“Em um caso curioso da evolução musical, quanto mais velho Fields fica, mais perto ele chega de alcançar a sonoridade ideal”, afirma o escritor de música, estudioso e DJ Oliver Wang em um artigo veiculado na National Public Radio, uma mídia norte-americana de alcance nacional. Assim, o último LP de Lee Fields é mais um passo em direção a “perfeição”. Uma etapa que pode conduzir o cantor, a banda e o selo Truth and Soul, finalmente ao Olimpo da música Soul.

SERVIÇO
Lee Fields and The Expressions

Sesc São Carlos
Data: 25/05, às 24h (Madrugada de Sábado para Domingo)
Endereço – Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jardim Gibertoni
Tel: (16) 3373-2333
Grátis
Livre para todos os públicos

Sesc Piracicaba
Data: 26/05, às 16h30
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Tel: (19) 3437-9292
Ginásio de Eventos
Grátis.
Retirada de ingressos no dia
Livre para todos os públicos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *