Banda Sinfônica toca clássicos do rock no Auditório Ibirapuera

Guitarra elétrica, clarinetes, bateria e piano. A mistura pode parecer inusitada, mas na verdade é uma fórmula que deu certo. Há três anos, o maestro titular da Banda Sinfônica do Estado – corpo artístico da Secretaria da Cultura – Marcos Sadao Shirakawa convidou Kid Vinil e a banda Dr. Sin para um projeto ousado: contar a história do rock com tratamento sinfônico.

Já na primeira edição, em 2010, o concerto tornou-se um sucesso, lotando a Sala São Paulo. De lá para cá, os pedidos para reedição do projeto foram constantes e é por esse motivo que a Banda Sinfônica apresenta a quarta edição do seu bem sucedido projeto Rock Sinfônica no dia 03 de março, às 19h, no Auditório Ibirapuera.

No repertório, que vai desde a origem do gênero, nos anos 50, até os hits de bandas mais recentes, clássicos como “Jailhouse Rock”, sucesso de Elvis Presley, “Tutti Frutti“, de Little Richard, “Johnny B. Goode”, de Chuck Berry, e “Rock Around The Clock”, de Bill Haley.

O músico e radialista Kid Vinil será o narrador da apresentação, que conta ainda com a participação da banda Dr. Sin e arranjos de Alexandre Daloia.

Nessa edição, a Banda Sinfônica também apresenta arranjos inéditos de músicas do Black Sabbath, Deep Purple e Ramones.

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

Criada em 1989 pela Secretaria de Estado da Cultura, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é considerada um dos principais grupos sinfônicos do país tendo, em 1997, conquistado reconhecimento internacional ao participar da 8ª Conferência da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles), na Áustria.

Além do repertório original e de transcrições de obras consagradas, a Banda Sinfônica tem a preocupação de executar música genuinamente brasileira e estimular a criação de novas obras para essa formação instrumental. Parte deste trabalho está registrada nos CDs Suíte Tropical (2003) e Fantasia Amazônica (2004).

Composta por 82 instrumentistas, tem direção artística e regência titular do maestro Marcos Sadao Shirakawa e está sob a gestão da Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.
Marcos Sadao Shirakawa

Bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista.

Primeiro trombone da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, integrou a Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica de Santo André e participou de vários Festivais de Música no Brasil (Campos do Jordão, Tatuí, Prados), na Argentina e Áustria.

Estudou regência com o Maestro Carlos Moreno, e em 2005 atuou como Regente Convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul. Foi Regente Assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo no período de 2000 a 2009.

Atualmente é Regente Titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Regente da Banda Sinfônica de Cubatão. É também professor de Trombone e Música de Câmara na EMESP Tom Jobim e Diretor do Programa BEC (Banda Escola de Cubatão).

SERVIÇO
Banda Sinfônica – Rock Sinfônica
Regência: Marcos Sadao Shirakawa
Narrador: Kid Vinil
Banda convidada: Dr. SIN
Arranjos: Alexandre Daloia
Data: Domingo, 03 de março, às 19h
Local: Auditório Ibirapuera

Classificação etária: livre
Duração: 90 minutos
Capacidade: 806 lugares
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia-entrada)
Na bilheteria do Auditório Ibirapuera e através do site da Tickets for Fun (www. ticketsforfun.com.br) ou pelo telefone 4003-5588
Bilheteria: Não abre na segunda-feira.
Terça a Quinta: das 11h às 18h
Sexta: das 11h às 22h
Sábado: das 9h às 22h
Domingo: das 9h às 20h
Telefone: (11) 3629-1075

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *