Maitê Proença interpretará a histórica personagem “Petra Von Kant”

A atriz Maitê Proença dará voz a estilista que tem um caso com a aspirante a modelo vivida por Giselle Batista (a Isadora da novela “Cheias de Charme”), na leitura dramatizada de “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant”, obra prima do dramaturgo e cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder (1945-1982). Também no elenco, Alexia Dechamps, Karen Coelho, Selma Lopes e Stela Celano. A direção da leitura é de Lucianno Maza, e a apresentação será no dia 29 de Novembro, quinta-feira, às 21 horas, no auditório do Centro Cultural Cândido Mendes, em Ipanema. A entrada é franca.

A leitura faz parte do 20° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade – pioneiro na divulgação da produção artística homoafetiva – e homenageia os 30 anos da antológica montagem brasileira estrelada por Fernanda Montenegro e Renata Sorrah, sob direção de Celso Nunes, em 1982. Em 2012, também se completam 30 anos da morte de Fassbinder e 40 anos do filme homônimo realizado pelo autor.

Sinopse

A história da peça se passa em Colônia, na Alemanha, onde Petra Von Kant (Maitê Proença) é uma estilista de grande sucesso. Viúva do primeiro marido e separada do segundo – que não aceitou a ascenção profissional da mulher -, ela mantém uma relação autoritária com sua funcionária, Marlene (Stela Celano).

Em uma manhã, recebe a visita da amiga de infância Sidonie (Alexia Dechamps), que lhe apresenta Karin (Giselle Batista), uma aspirante a modelo. Petra fica encantada com a beleza da jovem e as duas passam a viver juntas num intenso e conturbado relacionamento amoroso. A estilista está fulminada pela paixão, mas Karin a abandona depois de alguns meses, voltado para os braços de seu marido.

No dia de seu aniversário, Petra recebe em casa, sua mãe, Valerie (Selma Lopes), sua filha problemática, Gabriele (Karen Coelho), e, novamente, Sidonie, que lhe traz notícias de Karin, detonando uma explosão de sentimentos.

SERVIÇO
AS LÁGRIMAS AMARGAS DE PETRA VON KANT – Uma leitura dramatizada
Texto: Rainer Werner Fassbinder
Direção: Lucianno Maza
Elenco: Maitê Proença, Alexia Dechamps, Giselle Batista, Karen Coelho, Selma Lopes e Stela Celano
Data e horário: 29 de Novembro de 2012, quinta-feira, às 21 horas
Local: Centro Cultural Cândido Mendes – Auditório
Endereço: Rua Joana Angélica, 63 (6° andar), Ipanema – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2523 4141
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 80 minutos
Lotação: 120 lugares
Entrada Franca
Senhas distribuídas uma hora antes

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *