Programa de Dança recebe aulas de balé contemporâneo no fim de semana

Três dias de imersão na dança, com aulas práticas, ensaios, palestra e muito estudo é o que promete o PiraproDança (Programa Anual de Dança de Piracicaba) entre 15 e 17 de novembro. Neste que é o terceiro bloco da etapa de formação intensiva, os 48 bailarinos em diferentes estágios de formação recebem noções sobre balé contemporâneo com o coreógrafo e professor Edy Wilson no Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

Diretor artístico e coreógrafo da Anacã Cia. de Dança, estúdio sediado no Jardim Paulista, em São Paulo, Edy Wilson inicia as aulas às 13h e segue com orientações durante toda a tarde de quinta-feira (15), feriado da Proclamação da República. Na mesma data, às 19h, a maestrina Cíntia Pinotti ministra a palestra sobre história da música na dança.

Nos dois dias seguintes, Wilson continua os ensaios com os alunos em dois períodos, para que eles possam fazer uma apresentação aberta ao público de uma coreografia contemporânea, às 17h de sábado (17), na Sala da Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba), no próprio Teatro Municipal.

“Pretendo dividir com os alunos um pouco da técnica que desenvolvo em meu trabalho, com dinâmicas, fluidez, amplitude e naturalidade na interpretação do movimento. Serão três dias de grande desafio e as palavras ideais para traduzir o ritmo de trabalho são inspiração, esforço e dedicação”, diz Wilson, que participou de montagens de shows para Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho e Xororó, Pedro & Thiago, Wanessa, entre outros (leia currículo abaixo).

Para o professor e coreógrafo, ações como o PiraproDança colaboram com o desenvolvimento sociocultural dos estudantes e de todos que participam direta ou indiretamente da iniciativa. “Toda experiência apresenta um ganho valoroso na formação do profissional. O PiraproDança é uma iniciativa que, de forma singular, enriquece e valoriza a dança brasileira”, diz.

O PROGRAMA – Com recursos da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural), o PiraproDança proporciona aos estudantes a vivência em uma companhia profissional, por meio de aulas práticas e teóricas, palestras e apresentações públicas feitas ao final de cada bloco. A realização é da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) com patrocínio da Arcelor Mittal e da Elring Klinger.

O primeiro bloco teve início em 11 de outubro com aulas de balé clássico de Alfredo Ligabue e palestras de Ady Addor e Luciano Henrique. No segundo bloco os alunos aprenderam balé neoclássico com Eduardo Bonnis e assistiram palestra com Marcela Benvegnu, da São Paulo Cia. de Dança. No encerramento, entre 16 e 18 de dezembro, acontecem ensaios gerais, aulas de aquecimento, correções e, enfim, a apresentação final com o resultado dos trabalhos, aberta ao público na Sala 1 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto em 18 de dezembro.

A diretora artística do PiraproDança, Camilla Pupa, lembra que as aulas acontecem em feriados prolongados para não interferir na rotina das academias e dos alunos. “Queremos desenvolver o movimento expressivo potencial dos participantes e instigar capacidades de construção e improviso, além de aguçar o olhar do bailarino à pluralidade de linguagens e possibilidades”, diz.

EDY WILSON – Coreógrafo e professor de dança contemporânea, jazz dance e modern jazz, Edy Wilson desenvolve, desde 1996, a metodologia de ensino de dança criada por Roseli Rodrigues para a Raça Cia. de Dança, onde atuou como bailarino, professor, ensaiador, diretor e coreógrafo.

Com os alunos do Grupo Raça Centro de Artes, desenvolveu, em 1999, o Kadwah Grupo de Dança, reconhecido no cenário da dança nacional e detentor de vários prêmios.

No teatro foi assistente de coreografia de Roseli Rodrigues e preparador corporal dos atores dos musicais Vitor ou Vitória, estrelado por Marília Pera e dirigido por Jorge Takla, e Godspell, dirigido por Miguel Falabella.

Foi responsável em 2007 pela remontagem da coreografia Novos Ventos, de Roseli Rodrigues, para o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Professor e jurado em grandes festivais de dança no Brasil e na América Latina, Wilson supervisionou coreografias no Campeonato de Dança do SBT e também para o filme Acquária, estrelado por Sandy & Junior com direção da cineasta Flávia Moraes.

Em 2006 ele participou da Bienal de Lyon, na França, a partir do prêmio de melhor coreógrafo conquistado no Festival de Dança de Joinville. Além disso, lançou os cursos de Duos e Trios Livres, Pas de Deux de Jazz e Técnica de Jazz para Mulheres com Sandália de Salto.

SERVIÇO
Apresentação dos alunos do PiraproDança
Data: Sábado (17), às 17h
Local: Sala da Cedan do Teatro Municipal Dr. Losso Netto
Endereço: Rua Gomes Carneiro, 1212, Centro, Piracicaba
Entrada gratuita
Mais informações: (19) 3433-4952

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *