Espetáculo inédito Mulheres, Tanta Coisa Em Comum, de Renato Scarpin, estreia no Teatro Ruth Escobar

MULHERES, TANTA COISA EM COMUM, texto inédito de Renato Scarpin, estreia dia 4 de outubro, quinta-feira, às 21h30, no Teatro Ruth Escobar, Sala Dina Sfat. A peça, que tem direção do autor e conta no elenco com as atrizes Caru Pesciotto e Maritta Cury, trata-se de uma comédia dramática que fala do universo feminino com humor, através de duas histórias entrelaçadas, intrigantes, onde a infidelidade dos casais é apenas o estopim para tratar de temas polêmicos, divertidos e emocionantes.

Duas mulheres que não se conhecem marcam um encontro em um café. Tati é bailarina profissional e hoje tem uma escola de ballet que administra e dá aulas. Amanda é dona de uma empresa que aluga máquinas de café expresso e lanches rápidos para empresas, tinha o sonho de ser cantora, mas não seguiu. Durante a conversa, o público descobre que, sem saber, elas estão envolvidas em situações de infidelidade. Entre acusações e mistérios, falam de situações divertidas do cotidiano feminino e uma sequência de revelações denuncia que elas têm muita coisa em comum, tornando o espetáculo bastante instigante. É diante desse quadro que se estabelece uma relação improvável entre essas duas mulheres.

“Quando comecei a escrever esse texto, queria falar do universo feminino, de suas queixas, idiossincrasias, etc. Tinha a ideia de escrever uma grande comédia. Mas, durante o processo, fui surpreendido por situações dessas personagens que pediam mais profundidade, mais poesia e emoção. Surgiram temas polêmicos como aborto, infidelidade, morte e traição e deixei a imaginação conduzir. Me dediquei a trazer leveza pra esses assuntos, mas sem deixar com isso a profundidade que os temas exigem. Falar de mulheres e todas as suas peculiaridades, como expectativas com o sexo, com o parceiro, com a família, suas ansiedades, intrigas e o jogo de regras obscuras que elas têm entre si, é um grande desafio pra um cara como eu, que tenho meu lado machão mais contundente que minha porção feminina!”, revela Renato Scarpin.

A montagem é realista e o foco é no trabalho das atrizes e no texto, que revelam que nem tudo é como parece ser e que duas pessoas, completamente diferentes na forma de agir, de se portar, de conduzir suas vidas, têm mais coisas em comum do que poderiam imaginar. “Uma mulher, independente do estilo que adote, do trabalho que escolheu e das experiências de vida que teve, sempre é uma mulher!”, brinca Scarpin.

A cenografia é assinada pela designer de interiores Camila Laczko e apresenta a fachada de um café casual e mais sóbrio, trazendo um pouco de frieza a esse primeiro momento do espetáculo e, com praticamente as mesmas estruturas e objetos, se transforma em um estúdio de ballet, com a leveza de peças em acrílico, cores e iluminação leves para retratar mais dinâmica e humor, utilizando-se do recurso da transparência de alguns objetos, para fazer um paralelo ao momento de grandes revelações do texto. Vanderlei Conte assina a luz, que valoriza os climas do espetáculo, com momentos de tensão, mistério e outros de leveza e dinâmica. Os figurinos, de Cris Laurelli, estilista e proprietária da Majot, são bem realistas e captam totalmente a personalidade de cada personagem, tanto nas cores como nos modelos e estilos. Assim também acontece no trabalho do visagista Andre Mateus, da Cabelaria, que retrata as personalidades e estilos de vida com o corte e penteado dos cabelos. Fran Landhin é o responsável pela sonoplastia, que acompanha um clima de naturalidade, realismo e modernidade, utilizando-se de recursos de percussão e também melódicos. Por fim, Karen Ribeiro, bailarina e fundadora do BalletAdultoKR®, faz a preparação corporal e coreografia de passagens que incluem o ballet clássico de forma leve, despretensiosa e artística.

O andamento da trama e, principalmente, o desfecho realçam a delicadeza do texto, pois o autor se utiliza do que poderia ser uma ‘boba coincidência’ para desenvolver um texto engraçado, polêmico e emocionante.

Renato Scarpin: Consistente carreira como ator na televisão, com trabalhos de destaque como o padeiro Joaquim em “Um Só Coração” (TV Globo); mais de 20 espetáculos teatrais como ator; escreveu 4 textos teatrais; dirigiu 7 peças; atuou em longas-metragens e centenas de filmes publicitários – entre eles, a cômica campanha da Topper (Rugby e Futebol). Há 3 anos em cartaz fazendo grande sucesso com o solo de humor de sua autoria “Engolindo Sapo pra um dia comer Perereca”. Na Rede Globo fez: Um Só Coração, Torre de Babel, Andando nas Nuvens, Malhação, Vila Madalena, Mulher e Zorra Total. No SBT: Um Rosa com amor, Esmeralda e Amigas e Rivais. Na Record: Bicho do Mato. Na TV Band: Água na Boca. Renato Scarpin foi convidado a dar entrevista no Programa do Jô (que foi ao ar em 2011) e, atualmente, vive o arquiteto Jean Miguel em “Avenida Brasil” (Globo) apresenta o Programa TV Soberano na BandSports. Acesse o site www.renatoscarpin.com.br.

SERVIÇO
Mulheres, Tanta Coisa Em Comum
Teatro Ruth Escobar –
 Sala Dina Sfat
Endereço: Rua dos Ingleses, 209 – Bela Vista
Capacidade:
390 lugares
Informações: (11) 3289-2358 / 9849-4234
Bilheteria: Quintas e Sextas-Feiras, das 14h às 21h. Sábados e Domingos, das 10h às 21h. Aceita cartões de crédito e débito. Aceita cheques apenas da cidade de São Paulo. Não aceita reservas. Acesso a Deficientes Físicos. Venda de Ingressos por telefone (4003-2330) e site (www.ingresso.com). Estacionamento ao lado do Teatro. Serviço de Valet: R$ 20,00.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *