Troca de plantão, espetáculo infantil do Grupo Roda Gigante, em duas apresentações gratuitas no teatro Glaucio Gill nos dias 2 e 3 de Junho

Troca de Plantão é uma coletânea de cenas criada pelos palhaços do grupo Roda Gigante, a partir das intervenções realizadas por eles regularmente em hospitais públicos da cidade do Rio de Janeiro. Nos dias 2 e 3 de junho, às 17h, o espetáculo será apresentado na Ocupação Complexo Duplo, do Teatro Glaucio Gill, que é da Secretaria de Estado de Cultura. A entrada é gratuita com distribuição de senhas uma hora antes.

Sob direção de Flavia Reis, que interpreta a Divina na novela “Amor Eterno Amor”, Cristiana Brasil (Batuca), Diogo Cardoso (Simplício), Eber Inácio (Inácio), Florência Santángelo (Cucaracha), Guilherme Miranda (Adamastor), Julia Schaeffer (Shei-lá), Kadu Garcia (Provisório) e Marcos Camelo (Totó) brincam, improvisam, satirizam as rotinas médicas e se tornam “Doutores” na arte de se relacionar com as pessoas.

O grupo Roda Gigante desenvolve uma pesquisa continuada sobre a atuação do palhaço e suas possibilidades de intervir na sociedade promovendo encontros que produzam saúde.  Através de intervenções artísticas regulares em cinco hospitais públicos cariocas, da realização de oficinas e espetáculos, o grupo busca interromper a atividade cotidiana de crianças, jovens, e profissionais de saúde e convidá-los para que algo novo se expresse em seus comportamentos.

Atuando sempre em duplas, os palhaços do grupo Roda Gigante disponibilizam suas habilidades como recurso para criar com a criança um espaço lúdico no qual o vínculo e a cumplicidade estabelecem o jogo cênico.  Entre médicos, enfermeiros, contadores de história, auxiliares, pessoal da limpeza, crianças e recreadores, o palhaço busca ampliar percepções, alterar atitudes e promover um novo olhar sobre as relações de cuidado no ambiente hospitalar.

Os hospitais parceiros são Hospital Geral de Bonsucesso, Hospital dos Servidores do Estado, Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ, Hospital Municipal Salgado Filho e IPPMG – UFRJ.

O objetivo do grupo Roda Gigante é ampliar o alcance do trabalho realizado nas enfermarias. Além das intervenções nos hospitais, os artistas realizam espetáculos teatrais, shows musicais e oficinas em espaços culturais da cidade.

Para viabilizar a realização de todas estas ações, os artistas elaboraram um projeto cultural anual. O projeto Roda Gigante está inscrito nas leis de incentivo federal, estadual e municipal. Uma empresa pode adquirir cotas de patrocínio e obter, além dos benefícios fiscais, contrapartidas institucionais de acordo com o valor investido.

Para mais informações acesse: www.rodagigante.org

SERVIÇO
Troca de plantão
Data: Dias 2 e 3 de junho, às 17h.
Retirada de senhas a partir das 16h.
Teatro Glaucio Gill
Endereço:
Praça Cardeal Arcoverde s/n – Copacabana
Informações: (21) 2332-7904
Capacidade: 100 lugares
Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *