A CASA museu do objeto brasileiro apresenta: TENET Tecendo na net

A segunda edição da Tenet – Tecendo na Net -, exposição que A CASA museu do objeto brasileiro abre no dia 7 de maio, em São Paulo, apresenta trabalhos em arte têxtil de 70 designers, artesãos e artistas plásticos de todo o Brasil, num verdadeiro diálogo sobre a arte têxtil contemporânea no país.

O sucesso da primeira edição, realizada em 2011, fez com que o número de participantes aumentasse. Nomes consagrados do cenário têxtil como Naum Alves de Souza,João Pimenta, Glaucia Amaral, Eva Soban, Zoravia Bettiol, entre outros, também aderiram ao projeto que pretende destacar a importância do trabalho têxtil no contexto das artes.

A exposição conta com a orientação de Renato Imbroisi, Marta Meyer e Juan Ojea e tem como tema a cor preta. Cada participante utilizou um material à sua escolha para a manufatura das peças.

Uma pré-apresentação com imagens dos trabalhos será realizada no Museu da Casa Brasileira no dia 5 de maio, durante a Virada Cultural. Em seguida, a partir do dia 7 de maio, as obras ficarão expostas no museu A CASA.

Como tudo começou

Tudo começou com uma foto postada no Facebook datada de 25 anos. A Internet foi o veículo que possibilitou reunir depois de tanto tempo, artistas de tantos cantos diferentes do Brasil. A Net produziu a química necessária, trazendo revigorada toda força de artistas, artesãos e designers da velha e da nova “geração têxtil”.

Nascia assim a proposta da TENET: com data marcada, um reencontro deste mesmo grupo, agregando outros artistas têxteis para mostrar seus trabalhos, trocar ideias, conhecimento, informações. Neste encontro surgiu o convite, feito por Renata Mellão, diretora do museu A CASA, para exporem o resultado desta união.

O século 21 nos levou a usar a internet como ferramenta para contatar artesãos, que contataram outros, e assim foi criada uma rede de designers e artesãos têxteis que trabalham com as mais diferentes técnicas e materiais. Na época, foram distribuídos kits com fios e tecidos brancos, e cada artista estava livre para criar o que quisesse com aqueles materiais. O resultado foi exibido em maio de 2011, no museu A CASA, e a repercussão foi tão boa que levou o grupo a uma segunda edição.

SERVIÇO
Exposição: TENET – Tecendo na net
Abertura: 7 de maio, segunda-feira, das 19h30 às 22h30
Visitação: de 8 a 25 de maio de 2012
Local: A CASA museu do objeto brasileiro
Endereço: Rua Cunha Gago, 807 – Pinheiros
Tel.: 11 3814 9711
De segunda a sexta das 10h às 19h
Sábados, das 12 às 16h
Entrada Franca
Mais informações:
 www.acasa.org.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *