Fundação Clóvis Salgado dá continuidade à Série Sinfônica no Museu em apresentação no Museu Inimá de Paula

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais volta ao Museu Inimá de Paula na próxima terça-feira, dia 10 de abril, às 20h, dando continuidade à Série Sinfônica no Museu. Após o sucesso de público das duas edições do projeto em 2012, o concerto de abril apresenta obras de Claude Debussy, Heitor Villa Lobos e Antonin Dvorak, com regência do maestro convidado Helder Trefzger. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na porta do Museu a partir das 12h do dia da apresentação.

Abrindo o concerto, será executado “Petite Suíte”, movimento em quatro atos de Claude Debussy; seguido de “Concerto para Violão de Orquestra”, de Heitor Villa Lobos; e “Suíte Tcheca Op.39 D Maior”, de Antonin Dvorak. O maestro convidado desta edição, Helder Trefzger, é titular da Orquestra Filarmônica do Estado do Espírito Santo desde 1992, com experiência à frente de orquestras no Brasil e exterior.

Série Sinfônica no Museu é mais uma política da Fundação Clóvis Salgado voltada para a democratização do acesso à música erudita, que promove o encontro de grandes artistas com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais nos palcos do Museu Inimá de Paula.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, um dos Corpos Artísticos da Fundação Clóvis Salgado, é considerada um dos mais importantes patrimônios artístico-culturais do Estado. Fundada em 1976, interpreta um repertório que compreende todos os períodos da história da música escrita para orquestra: óperas, balés, concertos, poemas sinfônicos e grandes obras sinfônico-corais. Entre os regentes titulares de sua história figuram os maestros Wolfang Groth, Emilio De César,

Sérgio Magnani, Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Aylton Escobar, David Machado, Afrânio Lacerda, Holger Kolodziej e Marcelo Ramos. Também regeram a OSMG personalidades como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Cláudio Santoro, Camargo Guarnieri, Benito Juarez, Alceo Bocchino, Marc Trautman, Roberto Duarte, Carlos Prates, Per Brevig, Roberto Schnorremberg, Johannes Homberg, Eugene Kohne e outros célebres maestros convidados. A OSMG diversificou sua atuação em óperas, balés, concertos, apresentações ao ar livre, na capital e no interior, executando um repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo. O maestro Roberto Tibiriçá, que venceu pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Carlos Gomes – ópera e música erudita na categoria regente sinfônico pelo seu trabalho à frente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, é o regente titular e Gabriel Rhein-Schirato é o atual regente residente.

Maestro Helder Trefzger

Maestro Titular da Orquestra Filarmônica do Estado do Espírito Santo desde 1992, é Mestre em Música (Práticas Interpretativas – Regência) pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde recebeu orientação do maestro André Cardoso. É bacharel em Música-Regência, tendo iniciado seu curso na UNB – Universidade de Brasília – e concluído na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.

Em 1990 participou do curso The Moscow Conservatory in América, realizado na Rutger´s University (New Brunswick – NJ). Em 1991, estudou na Itália, com o Maestro Francesco La Vecchia.

Já dirigiu, como convidado, algumas das principais orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, dentre outras. Dirigiu ainda a Orquestra Artave (Portugal), New World Young Orchestra (Brasil, Itália e Bulgária), a Orquestra Sinfônica de Bourgas (Bulgária) e a Orquestra Filarmônica Nova (MG). Em Portugal realizou um concerto com a Orquestra Filarmônica de Gaia, na cidade do Porto, e na Itália dirigiu duas apresentações à frente da Orchestra Sinfonica di Roma, no Auditório della Conciliazione (Vaticano).

Como violinista, ganhou o primeiro prêmio do Concurso Jovens Solistas da Orquestra da Escola de Música da UFMG, em 1988, além de ter sido finalista do Concurso Pró-Música, categoria A, no mesmo ano. Atuou em diversas orquestras e conjuntos, inclusive como solista. Gravou, com a Orquestra Filarmônica do Estado do Espírito Santo, a trilha sonora do filme Lamarca, de Sérgio Rezende, música de David Tygel e o CD “Melodiário”, com músicas do compositor Jaceguay Lins.

Recebeu o Título de Cidadão Vitoriense, outorgado pela Câmara Municipal de Vitória em 2001 e o Título de Cidadão Espírito-Santense, concedido pela Assembleia Legislativa em 2004, além de diversos votos de congratulação e honra ao mérito. É membro da Academia de Letras e Música do Brasil – ALMUB, onde ocupa a cadeira de número 10 “Carlos Gomes”.

Programa

Claude Debussy – Petite Suíte (12’)
I – En Bateau
II – Cortége
III – Menuet
IV – Ballet

Heitor Villa Lobos – Concerto para Violão de Orquestra (20’)
Solista – Celso Farias
I – Allegro Preciso
II – Andantino – Andante
III – Allegro Nontroppo

Antonín Dvorak – Suíte Tcheca Op.39 D Maior (23’)
I – Allegro Moderato
II – Allegretto Grazioso
III – Allegro Giusto
IV – Andante con Moto
V – Presto

SERVIÇO
Evento: Série Sinfônica no Museu
Data: 10 de abril – terça-feira | Horário: 20h
Local: Museu Inimá de Paula
Endereço: Rua da Bahia, 1201 – Centro – BH – MG
Classificação etária: 12 anos
Duração: 60 minutos
Entrada gratuita (retirada dos ingressos na porta do Museu a partir das 12h do dia 10/04)
Informações para o público: (31) 3236-7400 – fcs.mg.gov.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *