14 anos do Museu do Café – Programação inclui atividades educativas pelo Centro da cidade, show musical e visitação gratuita

No próximo dia 12, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, completa 14 anos de atividades. Para celebrar a data, serão realizadas atividades educativas em pontos espalhados pelo Centro Histórico de Santos, show musical e visitação gratuita às exposições em cartaz.  Desde sua fundação, em 1998, a instituição já recebeu mais de 775 mil visitantes.

 

“O Museu do Café se tornou uma das instituições culturais mais importantes da região. Através de um rico acervo, preserva e difunde a história do café no Brasil e no mundo”, ressalta o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

 

Entre 11h e 15h, parte da equipe educativa do Museu do Café estará posicionada no boulevard da rua XV de Novembro, na Praça Mauá e na Praça Rui Barbosa, desenvolvendo atividades junto ao público. Além de distribuir materiais do museu e passar informações sobre a história do produto no Brasil, os educadores ainda irão propor dinâmicas, como jogos de quebra-cabeça com reproduções do painel e das telas de Benedicto Calixto, que fazem parte do acervo do Museu do Café.

 

às 12h30, a atração é musical. Sob a cúpula de entrada do edifício da Bolsa Oficial de Café, o quarteto Tirolli Dixieland anima o horário de almoço do centro da cidade com show de jazz ao estilo Nova Orleans.

 

Porém, o melhor presente irá durar o dia inteiro. Para comemorar com os moradores da cidade seus 14 anos, o Museu do Café abre as portas de seu espaço expositivo para visitação gratuita entre 9h e 18h. Quem for até o local poderá conhecer as exposições: “A trajetória do café no Brasil”, “Itália-café-Brasil: Qui si beve caffè!” e “Café, porto, cidade: uma relação muito mais que econômica”, além das mostras temporárias “Paulo Prado, a oligarquia cafeeira na Semana de Arte Moderna” e “Mulheres, o Centro e o café”.

 

Museu do Café

 

Um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos, o Museu do Café foi criado em 1998 com o objetivo de preservar e divulgar a histórica relação entre o café e o Brasil. Entre objetos e documentos que formam seu acervo é possível perceber como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do país estão intimamente ligados. Uma relação que começou em meados do século XVIII e que se mantém forte até hoje.

 

Instalado no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, inaugurado em 1922, o Museu do Café tem entre seus principais destaques telas e painéis de Benedicto Calixto e o Salão do Pregão – composto por uma mesa principal e setenta cadeiras -, onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café na época. Os pregões foram realizados no edifício da Bolsa Oficial de Café até a década de 1950, quando os negócios foram transferidos para São Paulo.

 

Em suas instalações, o Museu do Café ainda possui um Centro de Informação e Documentação – que conta em seu acervo com diversas publicações e documentos sobre o café e sua história –, o Centro de Preparação de Café, que disponibiliza cursos relacionados ao conhecimento e ao preparo da bebida, além da premiada Cafeteria do Museu.

 

::: Serviço :::

14 anos do Museu do Café
Data: 12 de março (segunda-feira)
Horário: 9h às 18h
Programação: Atividades educativas no Centro Histórico, show musical e visitação gratuita
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico, Santos/SP
Preço: Grátis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *