Piracicaba recebe palestra sobre documentação de acervos museológicos

Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), realiza uma palestra sobre documentação de acervos museológicos como instrumento de gestão, no dia 2 de março (sexta), das 9h30 às 11h30, no Centro Cultural Martha Watts. A atividade tem a parceria da Poiesis, Casa Guilherme de Almeida e Prefeitura de Piracicaba.

 

No evento, a especialista em museologia Inês Coutinho abordará temas como o conceito de museu, princípios de catalogação, a museologia como disciplina interdisciplinar e exemplos de projetos de documentação na área pública e privada. Com adesão gratuita, a atividade será destinada aos profissionais da área e interessados.

 

Sistema Estadual de Museus

 

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br

 

Casa Guilherme de Almeida

 

A Casa Guilherme de Almeida, museu da Secretaria de Estado da Cultura inaugurado em 1979, abriga um acervo de obras de arte e objetos que pertenceram ao poeta, tradutor e jornalista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. O museu está instalado na residência onde ele viveu de 1946 até o ano de sua morte. A Casa Guilherme de Almeida oferece ao público intensa programação cultural – organizada por seu Centro de Estudos de Tradução Literária, criado no museu em 2009 –, que inclui cursos, oficinas, palestras, mesas-redondas e recitais.  Após um período fechado para reestruturação e reformas, o museu reabriu à visitação pública, em dezembro de 2010. As visitas, sempre orientadas, são realizadas de terça a domingo, das 10h às 18h.

 

::: Serviço :::

Data: 2/3/2012

Local: Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, nº 1257, Centro – Piracicaba/SP).

Horário: das 9h30 às 11h30

Vagas: 40

Inscrições:  ccmw@unimep.br ou pelo telefone (19) 3124-1889, com Cibele ou Ana

Informações: (19) 3124-1889

Adesão: gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *