Folia com Bonecões começa sábado em Atibaia

O Carnaval 2012 começa oficialmente neste sábado e promete ser bastante agitado em Atibaia. A tradicional Folia com Bonecões, que reúne milhares de pessoas, acontecerá todos os dias do carnaval, com saída na Praça da Matriz, a partir das 16h. A banda Vexame garante a animação tocando as clássicas marchinhas.

 

O evento também é conhecido pelo seu ambiente familiar. Nei Cintra, gerente da Divisão de Administração e Atendimento de Eventos, diz que a folia “é um espetáculo em que as pessoas saem pelo prazer de brincar”. “São famílias”, complementa. Pessoas de todas as idades brincam e se divertem com os bonecos de personagens ilustres. Elvis Presley, Bart Simpson, Maciste e outras celebridades da música e do cinema dividem o espaço com figuras importantes do carnaval da cidade, como os folclóricos Andrézinho, Toniquinha e, a partir desse ano, o Julião.

 

Os bonecos têm história. Em Portugal já havia Zé Pereira com bonecos gigantes e essa tradição foi trazida para cá. O secretário de Cultura e Eventos, Edson Beleza, conta como foi: “Quando começou a acontecer o carnaval no Rio de Janeiro algum português saiu batendo o bumbo. O tocador de bumbo, em Portugal, chama-se Zé Pereira. Provavelmente, outros portugueses viram e fizeram o mesmo. Tem influência portuguesa nas escolas de samba, não apenas africana. Alguns bonecos daqui, que já existiam em Festa do Divino, acabaram entrando no carnaval, no Rio de Janeiro, e esse acontecimento foi subindo pelo Vale do Paraíba, Paraty, São Luiz do Paraitinga, Taubaté, e chegou em Atibaia”.

 

Apesar da tradição não ter começado em Atibaia, o primeiro registro histórico de bonecões no carnaval é daqui e aconteceu por volta de 1915. “Começou como a Festa do Divino ou Zé Pereira em meados de 1915 e em 2011 já tínhamos 12 mil pessoas acompanhando a folia”, disse Edson.

 

Em alguns períodos, os bonecos deixaram de sair às ruas e os motivos são desconhecidos. O fato é que manter os bonecões dá muito trabalho e talvez seja essa a razão. Eles são grandes, difíceis de guardar e sempre necessitam de restauração, porque são frágeis e se deterioram com o tempo. Precisam de atenção constante para não acabarem novamente.

 

Essa nova fase da festa começou em 1997. Alunos da Escola CEFI construíram dois bonecões e os deixaram expostos no centro da cidade. Pessoas ligadas ao Zé Pereira pediram os bonecos emprestados e, como não poderia deixar de ser, fizeram sucesso. No ano seguinte foram quatro bonecos, em 2002 já eram 13 e, em 2008, 70. Em 2012 serão mais de 100, entre bonecos para uso de crianças e de adultos.

 

O trajeto dos foliões foi enfeitado com máscaras carnavalescas, confeccionadas por artistas convidados. Este ano, eles passarão pela Rua Visconde do Rio Branco, Praça Claudino Alves, Rua José Lucas, Rua José Bim, Largo do Rosário, Praça Guilherme Gonçalves, Rua José Alvim e Rua José Ignácio.

 

Qualquer pessoa pode solicitar um bonecão para brincar no carnaval. Para isso, é necessário fazer a reserva e verificar a disponibilidade na oficina de construção e reparo de bonecões, que fica na Rua Visconde do Rio Branco, nº 41 (atrás da Igreja da Matriz). Para mais informações, o telefone é 4414-2053

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *