Balé da Cidade-06Maio2011-Banner

Balé da Cidade estreia espetáculo ‘Paraíso Perdido’

Inspirado no movimento dos corpos e na histeria da obra “Paraíso Perdido”, do pintor holandês Hieronymus Bosch, o coreógrafo grego Adonis Foniadakis estreia do novo espetáculo do Balé da Cidade de São Paulo na ultima quinta-feira (05), no SESC Vila Mariana.

O perturbador universo de Hieronymus Bosch embasou Foniadakis. Das telas do pintor holandês emerge, quase invariavelmente, um mundo putrefato. Território em que a sacralidade convive com a degradação, onde monstros e santos compartilham um mesmo lugar. “Eu me dei conta de que essa combinação, entre algo que é ao mesmo tempo espiritual e erótico, tinha muito a ver com o meu estilo”, comenta o artista grego, que trabalhou a partir da trilha sonora original de Julien Tarride.

Segundo Foniadakis, a convivência com o conjunto paulistano também significou a possibilidade de compor espetáculos para grandes conjuntos. “Na Europa, é raro que coreógrafos jovens tenham a oportunidade de fazer algo desse porte.” Nessa coreografia, o Balé da Cidade leva ao palco 34 bailarinos. Marcada para julho, a próxima estreia da companhia deve seguir em direção contrária. Serão duas peças, ambas com poucos dançarinos em cena, concebidas pela própria Lara Pinheiro e pelo português André Mesquita.

'Paraíso Perdido' é a nova coreografia do Balé da Cidade

O espetáculo, que leva o mesmo nome da obra, teve pré-estreia em São José do Rio Preto, interior do Estado, nos dias 22 e 23 de abril e chega à capital com direção de Lara Pinheiro, na companhia desde março de 2010.

A releitura de Foniadakis mostra 30 bailarinos que usam máscaras e trabalham o tom lúdico da obra de Bosch em figurinos desenhados pelo estilista mineiro João Pimenta. A trilha sonora do espetáculo acompanha a obra e tem trechos mais acelerados em contraste com melodias mais leves criadas por Julien Tarride.

O Balé da Cidade ainda apresenta mais duas novas coreografias em 2011, uma assinada por Lara Pinheiro e outra pelo coreógrafo português André Mesquita. Um dos espetáculos também ganhará uma turnê européia.

“PARAÍSO PERDIDO”

SESC Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – São Paulo. Tel.: 0/xx/11 5080-3000)
Data.: 05, 06 e 07 de maio às 21h. Dia 8, às 18h
R$ 24 (inteira), R$ 12 (meia entrada para estudantes, idosos, trabalhadores do comércio e inscritos no SESC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *