Natura Musical apresenta “Trevas”, novo single de Jards Macalé

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 18 janeiro, 2019 14:14

Natura Musical apresenta “Trevas”, novo single de Jards Macalé

Após vinte anos sem apresentar músicas inéditas, Jards Macalé lançou nesta sexta-feira, 11 de janeiro, o single “Trevas”, indicando com precisão os rumos que o artista seguiu para o novo álbum. O lançamento dele está previsto para o primeiro trimestre de 2019.

Canção construída a partir de um poema “Canto I”, de Ezra Pound, em tradução de Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos, a música revela o Brasil que o músico e compositor vê diante de si. “Chegamos ao limite da água mais funda”, canta Jards em um de seus versos que se repete ao longo da construção sonora marcada pelos violões de Jards e Kiko Dinucci, além do baixo de Pedro Dantas, bateria de Thomas Harres e guitarra de Guilherme Held.

“Trevas é sobre o Brasil do futuro. Chegamos ao poço mais fundo, chegamos ao limite, chegamos ao Brasil de 2019”, comenta Jards. A música conta com direção musical do próprio Macalé, direção artística de Rômulo Fróes e produção musical de Kiko Dinucci e Thomas Harres. O álbum é o primeiro a reunir composições inéditas desde 1998, quando o artista lançou “O Q Eu Faço É Música”. Além de Capinam, parceiro de longa, o trabalho reúne novos nomes do cenário brasileiro como Ava Rocha, Tim Bernardes, Clima, Rodrigo Campos, Kiko Dinucci, Rômulo Fróes e Thomas Harres.

O projeto foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2017, com o apoio da Lei Rouanet. “O patrocínio do programa a este novo trabalho do Jards reverencia todo o legado que o artista ajudou a constuir para música brasileira e aposta no que a ousadia dele é capaz de impulsionar. Jards tem o dom de instigar, provocar e inquietar. E essa injeção de vida é mais do que necessária para este momento e para o futuro da música”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

O texto duro e desesperançoso da canção, que caminha às vezes sobre, às vezes sob uma densa convenção rítmica aberta pela guitarra de Held, e entrecortada pela bateria de Thomas, chega, na segunda parte da música – essa de acento mais lírico e melódico – a uma certeira síntese, com o literal afogamento do canto de Macalé.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 18 janeiro, 2019 14:14


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