Ministro da Cultura participa de encontro anual em Los Angeles

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 27 outubro, 2017 14:30

O Brasil quer tornar-se, em 10 anos, o 5º maior produtor audiovisual do mundo, atrás de Índia, Estados Unidos, China e Nigéria. A indústria de cinema, TV e video on demand brasileira é o tema do encontro na próxima terça-feira, 31 de outubro, em Los Angeles. O encontro, patrocinado pela Motion Picture Association Brasil (MPA), entidade que reúne os principais estúdios de Hollywood, e a Câmara de Comércio Brasil-Califórnia, acontece no Luxe Sunset Boulevard Hotel.

O objetivo do encontro é discutir, não apenas os efeitos nocivos da pirataria, mas o cenário legal e regulatório da indústria de filme & tv no Brasil, além dos esforços do país para garantir a proteção dos direitos autorais. Também na pauta está o papel do Estado na construção de modelos de incentivos à produção cinematográfica.

Atualmente, segundo levantamento global da TruOptik, o país figura na lista dos 10 países com maiores índices de pirataria – um dos principais desafios da indústria audiovisual, que movimenta R$ 23 bilhões por ano na economia brasileira, segundo estudo realizado pela MPA em parceria com o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV).

A pirataria de filmes hoje no Brasil acontece, sobretudo, no meio digital e gera diversos danos à economia, como a perda de aproximadamente R$ 2 bilhões de reais por ano à indústria de filmes e mais de R$ 720 milhões em perdas tributárias.

“Vamos mostrar o que o Brasil tem feito e onde pode avançar; por exemplo, na aprovação de projetos de lei antipirataria que estão hoje em debate no Congresso”, avaliou Andressa Pappas, diretora de Relações Governamentais da MPA no Brasil.

Segundo estudos recentes, o setor audiovisual brasileiro hoje representa 0,57% do PIB, o que equivale a outros setores da economia, como o turismo e até mais que a indústria têxtil e de moda. A indústria de conteúdos audiovisuais gerou mais de 170 mil empregos diretos e 328 mil empregos indiretos em 2014.

Participação do governo – Pela primeira vez, um ministro da Cultura brasileiro participa dos debates. Sérgio Sá Leitão quer mostrar aos parceiros estrangeiros como o intercâmbio entre os dois países pode aumentar. O Ministério da Cultura anunciou, recentemente, que planeja utilizar integralmente os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para incentivar a produção no país. O Fundo é formado por recursos da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) e já acumulou R$ 7,5 bilhões, dos quais apenas R$ 1,3 bilhões foram utilizados no ano passado. A cada ano, cerca de R$ 700 milhões são adicionados ao fundo, segundo o Ministério da Cultura.

AGENDA

Data: 31 de outubro de 2017, de 8h às 13h – Horário de Los Angeles

Local: Luxe Sunset Boulevard Hotel, Sunset Boulevard no. 11461, Los Angeles, California

Inscrições pelo link: http://conta.cc/2k075E7

Informações para a imprensa: Flávia Ribas, TORRE Estratégia e Comunicação (61) 98151-3831

Quem é a MPA-AL? A Motion Picture Association – América Latina está presente no Brasil desde a década de 40. É formada por estúdios como Walt Disney, Paramount, Sony Pictures, Twentieth Century Fox, Universal e Warner Bros. A entidade busca estimular e consolidar parcerias com os principais interlocutores e parceiros da indústria audiovisual no Brasil, no setor público e privado, além de promover o intercâmbio de experiências na indústria audiovisual. A MPA também acompanha o cenário político e econômico e suas implicações à indústria audiovisual.

Quem é a BCCC? A Brazil-California Chamber of Commerce é uma organização sem fins lucrativos, baseada em Los Angeles, que fomenta relações, negócios e comércio entre o Brasil e o estado americano, realiza iniciativas de advocacy e facilita o diálogo entre executivos do Brasil e dos Estados Unidos

Quem é o Comitê Media & Entertainment? O Comitê tornou-se um fórum para promover o comércio e fomentar oportunidades de negócios e colaboração entre o Brasil e a Califórnia, na indústria de mídia e entretenimento, incluindo a produção de filmes e televisão, bem como atividades culturais, desportivas e de jogos.

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 27 outubro, 2017 14:30


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