Casa Guilherme de Almeida oferece cursos gratuitos sobre cinema

A Casa Guilherme de Almeida, que integra a Rede de Museus-Casa Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciados pela Poiesis, preparou programação com palestras, cursos e exibições de filmes para os amantes da sétima arte – referência ao pioneirismo de Guilherme de Almeida na crítica cinematográfica no Brasil. As atividades são gratuitas, serão na Sala Cinematographos.

MOVIE BRATS: A geração que revolucionou Hollywood será nos dias 21 (às 14h00) e 22 (às 10h00) de outubro, e aborda as grandes produções cinematográficas com apelo de bilheteria, como os filmes de Steven Spielberg, George Lucas, Francis Ford Coppola e Martin Scorcese. As aulas são ministradas por Franthiesco Ballerini e para participar é preciso se inscrever pelo link http://bit.ly/2xU1mFR.

Já em novembro, FANFICTIONS: Narrativas ficcionais de fã para fã, mostra um panorama histórico da Fanfiction, desde suas primeiras manifestações até o cenário atual do Fanwriting, ressaltando os impactos do advento da internet, que mudaram o modo como o público se relaciona com a ficção. As aulas são ministradas por Joyce Pais e serão destacados cases da literatura e do audiovisual, como Sherlock Holmes, Jornada nas Estrelas, Arquivo X, Harry Potter, Crepúsculo e 50 Tons de Cinza, entre outros. A atividade será realizada as quintas-feiras, de 9 a 30 de novembro, das 19h00 às 21h00. Para participar, basta se inscrever no link http://bit.ly/2xyzMwT.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1976, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A POIESIS

A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO

MOVIE BRATS: A geração que revolucionou Hollywood

21/10, sábado, das 14h00 às 18h00 e 22/10, domingo, das 10h00 às 14h00

Inscrições gratuitas: http://bit.ly/2xU1mFR

FANFICTIONS: Narrativas ficcionais de fã para fã

9/11 a 30/11, quintas-feiras, das 19h00 às 21h00

Inscrições gratuitas: http://bit.ly/2xyzMwT 

Casa Guilherme de Almeida

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943

Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo

Telefone: (11) 3673-1883 / 3672-1391

De terça a domingo, das 10h00 às 18h00.

Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *