Ensaio sobre a cegueira ganha sessão gratuita e debate no Cineciência do MIS

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 20 setembro, 2017 11:04

A edição de setembro do #Cineciência do MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, traz sessão do aclamado Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles, seguida por debate com o público. O projeto do Museu apresenta, mensalmente, um filme acompanhado por bate-papo com especialistas na área – que abordam a interface entre o cinema e a ciência.

Com entrada gratuita, o #Cineciência acontece no dia 23 de setembro, sábado, no Auditório LABMIS (66 lugares). Após a sessão, historiadora Laura Trachtenberg Hauser comenta com os participantes os principais pontos apresentados pelo longa. O debate será mediado pelo coordenador da #REDEMIS, José Luiz Goldfarb.

Ensaio sobre a Cegueira (Blindness, 2008, Japão, Brasil e Canadá, dir. Fernando Meireles), que tem o roteiro baseado no livro homônimo do escritor português José Saramago, vencedor do Prêmio Nobel, retrata uma súbita epidemia de cegueira que resulta no colapso da sociedade.

Numa cidade grande, o trânsito é interrompido quando um motorista não consegue dirigir e diz ter ficado cego. Ele é ajudado a chegar em casa por um homem, que acaba por roubar seu carro. No dia seguinte, ele e a mulher vão consultar um oftalmologista, que não descobre nada de errado com os olhos do primeiro cego. Esse diz ainda que uma “luz branca” impede a sua visão. Pouco tempo depois, todas as pessoas que tiveram contato com o primeiro cego – sua esposa, o ladrão, o doutor e os pacientes da sala de espera do consultório – também ficam cegas. O governo trata a doença como uma epidemia e imediatamente coloca de quarentena os doentes, em uma instalação vigiada o tempo todo por soldados armados. A mulher do oftalmologista é a única que não é afetada, mas finge estar com a doença para acompanhar o marido em seu confinamento.

SERVIÇO
#CINECIÊNCIA
Data: 23.09
Horário: 14h às 17h
Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Local: Auditório LABMIS
Capacidade: 66 lugares
Ingressos gratuito (retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS – sujeito à lotação da sala)
Tel: (11) 2117 4777

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 20 setembro, 2017 11:04


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook