‘A Garota Ocidental’ revela dilema de uma jovem entre liberdade e tradição da família

Quando Zahira (Lina El Arabi), uma garota paquistanesa de cidadania francesa, escuta dos pais que precisa seguir as tradições do país natal para escolher um marido, seu mundo entra em colapso. Em A GAROTA OCIDENTAL – ENTRE O CORAÇÃO E A TRADIÇÃO, de Stephan Streker, que estreia dia 22 de junho, a jovem de 18 anos se vê em conflito e pede a ajuda do seu irmão e confidente Amir (Sébastien Houbani) para tomar uma decisão.

“Eu descreveria a história como uma tragédia grega porque, assim como as tragédias gregas, é a situação que é monstruosa e não as pessoas. Eu estava mais interessado nos dilemas de cada personagem. Os laços que unem os membros dessa família são de amor verdadeiro e, ainda assim, eles ficam de lados opostos”revela o diretor e roteirista Stephan Streker.

O diretor conta ainda que estabeleceu uma linha de raciocínio para escrever o roteiro. “As cenas começavam e terminavam sob o ponto de vista de Zahira. O filme é sobre ela e seus sentimentos. Quando ela não estava em cena, o ponto de vista era o do irmão”, diz. Partindo desse princípio, a escolha da protagonista ganhou ainda mais importância. “Eu precisava de uma atriz que fosse digna de ser uma heroína, precisava de uma grande atriz dramática. Eu queria uma atriz que não abaixasse o seu olhar, mas, ao invés disso, mantivesse sua cabeça erguida”, detalha o diretor.

A escolhida para o papel de Zahira foi a estreante nos cinemas Lina El Arabi. “Eu li o roteiro de uma vez só e, quando acabei, estava chorando. Para mim, o mais difícil foram as aulas de urdu, especialmente porque eu não estava acostumada a trabalhar tão detalhadamente os meus textos e era necessário para não cair em nenhum tipo de sotaque preconcebido”. O esforço valeu a pena e rendeu para atriz muitos elogios. “Eu descobri alguém muito atenta, vulnerável e, ao mesmo tempo, forte, e que tinha, acima de tudo, uma habilidade de se jogar no trabalho”, completa Streker. 

Zahira é uma jovem paquistanesa que vive na França. Acostumada ao estilo de vida ocidental, a garota entra em conflito com os costumes familiares quando seus pais apresentam três desconhecidos e exigem que ela escolha um deles como marido. Orientada por seu irmão e confidente Amir, mas indecisa entre seu coração e suas tradições, Zahira deve tomar uma decisão que pode mudar a vida de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *