Com participação de Gilberto Gil, Prudential Concerts celebra diversidade da música brasileira

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 27 abril, 2017 10:03

Com participação de Gilberto Gil, Prudential Concerts celebra diversidade da música brasileira

Um tributo à riqueza e à criatividade da música popular brasileira. Com regência do maestro Carlos Prazeres, o Prudential Concerts – Acordes Brasileiros faz sua estreia no Rio de Janeiro no dia 9 de maio, no Teatro Riachuelo. O projeto, que até o final de agosto passará por Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte, tem como objetivo explorar a pluralidade dos nossos estilos musicais, sempre apresentando uma camerata formada por músicos locais e com a participação de um solista convidado. Para a única exibição em terras cariocas, o espetáculo contará com a orquestra Johann Sebastian Rio e a presença mais do que especial de Gilberto Gil.

Os ingressos para o concerto estão à venda no site www.ingressorapido.com.br. No repertório, Carlos Prazeres passeia por ícones e sucessos da música brasileira, levando ao público composições de Villa Lobos, Pixinguinha, Braguinha, Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo e Claudinho & Buchecha, entre outros. Os diferentes estilos e ritmos representam o Brasil e sua diversidade cultural, manifestada nas artes, no folclore, na culinária e em toda a riqueza de seu povo.

O carioca, de 41 anos, é curador artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) desde 2011. É também um dos principais convidados da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) no Rio de Janeiro, onde foi assistente de Isaac Karabtchevsky até 2012. Prazeres acredita que música clássica é para todos, e aposta na criatividade de seus espetáculos para aproximá-la do público.

Para o Prudential Concerts, o maestro apresenta um repertório de música instrumental inovador e com grande diversidade estética (rítmica, melódica e harmônica). Aliado à participação de um solista convidado, o projeto proporciona uma sonoridade contemporânea, fruto de cruzamentos e experimentações nos planos da composição e improvisação. Ritmos e harmonias encontrarão novos intérpretes, se adequando à linguagem de seu tempo e respeitando a magnífica herança musical brasileira.

No Rio, o maestro regerá a Johann Sebastian Rio, que, criada em novembro de 2014, é uma orquestra barroca pela sua aura leve e dançante, mas também contemporânea. O objetivo do grupo é renovar o público da música de concerto e diversificar as formas de apresentação, produzindo espetáculos sensoriais que integram música e imagem com recursos como video mapping, iluminação, design e interação com outras artes. Prova disso foi o próprio lançamento da orquestra, que se deu com um vídeo publicado no You Tube.

O Prudential Concerts – Acordes Brasileiros tem patrocínio da Prudential, apoio da Aventura Teatros, promoção da NOVO TRAÇO e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Oficinas para músicos locais

O projeto oferecerá ainda oficinas ministradas pelo maestro Carlos Prazeres a estudantes de música das cidades visitadas. As oficinas têm como objetivo desenvolver e aperfeiçoar a técnica do instrumento de preferência, além de promover a interação dos estudantes na realização musical coletiva e cultivo da consciência das implicações éticas e hierárquicas no que diz respeito à realização musical em grupo. Serão abordados temas como emissão sonora, estudo de excertos orquestrais, postura e comportamento do músico em orquestra sinfônica, entre outros.

A fim de ampliar o acesso, haverá um intérprete de LIBRAS durante as oficinas. No Rio de Janeiro, foram convidados os alunos do Som+Eu e de outras escolas de música.

SERVIÇO
Prudential Concerts – Acordes Brasileiros (Rio de Janeiro*)
Regência: Carlos Prazeres
Orquestra: Johann Sebastian Rio
Solista Convidado: Gilberto Gil
Data: 9 de maio, 20h
Teatro Riachuelo
Endereço:
Rua do Passeio, 40
Ingressos a partir de R$ 50 Disponíveis em https://www.ingressorapido.com.br/compra/?id=57369#!/tickets
Cliente Cartão Riachuelo tem 50% de desconto

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 27 abril, 2017 10:03


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*