Orquestra apresenta música clássica para 4 mil crianças em Piracicaba

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 18 Abril, 2017 12:05

Orquestra apresenta música clássica para 4 mil crianças em Piracicaba

Instrumentos de cordas, madeiras, metais e até uma orquestra ficam mais próximos de 4 mil crianças de Piracicaba a partir de abril, por meio dos projetos Música nas Escolas e ABC do Dó, Ré, Mi. As iniciativas são da Orquestra Sinfônica de Piracicaba e da Secretaria Municipal de Educação.

O Música nas Escolas começa nesta terça-feira, 18, na Escola Professor Alberto Thomazi, no bairro Cruz Caiada, às 9h30. No dia 19 é a vez da Escola José Antonio de Souza, no Parque Orlanda e, no dia 20, da Escola Antonia Jesuína Camillo Pipa, no Santa Rosa.

Por meio dessa iniciativa, quartetos de cordas, madeiras e metais visitam três escolas da cidade por mês, sendo duas apresentações em cada uma das 21 unidades atendidas, num total de 1.100 crianças.

Nas aulas-laboratórios de 50 minutos, os instrumentistas apresentam obras de compositores clássicos e músicas célebres de vários períodos. As crianças conhecem de perto o funcionamento de cada instrumento e também ouvem temas musicais de filmes, comerciais e desenhos.

Já o projeto ABC do Dó, Ré, Mi abrange aproximadamente 3 mil crianças. A estreia acontece no dia 28, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, às 9h, para 750 crianças de 10 escolas. São duas apresentações mensais, sempre na última sexta-feira do mês, também com 50 minutos de duração.

O fio condutor do ABC do Dó, Ré, Mi é a comédia, por isso a apresentação é denominada de “showcerto”, uma mistura de show com concerto. O enredo se dá com um desengonçado ator-palhaço, que “atrapalha” diversas vezes o maestro e os 18 instrumentistas. Entre uma música e outra surgem as explicações sobre as famílias dos instrumentos.

Os projetos ocorrem até novembro, exceto nas férias escolares de julho. A intenção é a de levar o conhecimento artístico às crianças entre 4 e 10 anos. “É de criança que se criam hábitos, como o consumo do produto cultural. Não se gosta do que não se conhece, por isso vamos ao encontro do público infantil para transmitir uma mensagem musical fascinante”, diz o maestro Jamil Maluf.

Diretor artístico e regente titular da OSP, Jamil Maluf criou os projetos no diálogo com as coordenações de educação infantil e de ensino fundamental da Secretaria de Educação. Desde 2015, as duas iniciativas contemplaram aproximadamente 8 mil crianças da rede municipal de ensino, de pelo menos 40 bairros.

A secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, diz que a preocupação é com o desenvolvendo cultural das crianças. Para ela, as ações constituem um diferencial na formação oferecida pelo município. “Aliada a processos pedagógicos, a música é um elemento imprescindível para a transmissão de valores artísticos, emocionais, estéticos e cognitivos, além de aguçar a criatividade.”

TEMPORADA 2017

A Temporada 2017 da Sinfônica de Piracicaba comemora os 250 anos de Piracicaba, com concertos mensais, no Teatro do Engenho. As próximas apresentações são no dia 29 de abril, às 16h30 e às 20h30, sob regência do maestro convidado Thiago Tavares e a presença do violonista Fábio Zanon.

O programa traz as obras Concierto del Sur, de Manuel Ponce, e Sinfonia nº 2 (Antar), de Rimsky-Korsakov. A entrada é gratuita e a retirada dos ingressos deve ser feita nos dias 26, 27 e 28 de abril, das 15h às 18h. O Teatro do Engenho fica na avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 18 Abril, 2017 12:05


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*