Sesc São José dos Campos recebe a exposição ‘A vida íntima das linhas’

De 14 de fevereiro a 21 de maio de 2017, o Sesc São José dos Campos recebe a exposição A vida íntima das linhas. Com curadoria de Claudinei Roberto da Silva, a mostra reúne obras dos artistas Nilson Sato e Christiana Moraes e explora a técnica do desenho; propondo uma reflexão em torno do corpo na atualidade, em quais espaços ele se situa e como é sentido e percebido.

Enquanto Christiana apresenta um desenho voltado ao expressionismo, marcado por um ritmo brutal e intenso que exprime a figura humana, o trabalho de Nilson Sato traz a técnica japonesa da tinta Sumi – ponto importante para o seu trabalho, dialogando com suas raízes nipônicas para desenhar seus personagens. A técnica aguada possui uma leveza nos traços que contrasta com o desenho carregado de linhas fortes de Christiana. No entanto, a ausência e silêncio nas figuras humanas desenhadas pelos dois cria, em certa medida, um elo entre seus trabalhos, uma concepção de ver e perceber as pessoas.

Segundo o curador, “o expressionismo derramado de Christiana Moraes e o realismo contido de Nilson Sato convergem enquanto depoimentos sensíveis para um mesmo ponto, qual seja, o trágico da condição humana, do silêncio e da ausência que tudo envolve e que tudo revela’.

O Sesc São José dos Campos recebe a itinerância desta exposição, iniciada na unidade de Santo André em 2016, e intenciona com esta realização promover reflexões e discussões sobre a arte moderna e contemporânea.

O projeto também prevê a realização de ações educativas, como a palestra A permanência do desenho, prevista para ser realizada no dia 8/3; e o minicurso Tinta Sumi entre linhas, com Nilson Sato, previsto para acontecer no mês de maio.

As visitas podem ser feitas de terça a sexta, das 13h às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Os agendamentos de grupos escolares e de demais grupos interessados, podem ser feitos pelos telefones (12) 3904.2033 e 3904.2051, e na Central de Atendimento da Unidade.

SERVIÇO
A vida íntima das linhas
Data: De 14 de fevereiro a 21 de maio de 2017.
Área de Exposição.
Visitação de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Agendamentos de grupos escolares e de demais grupos interessados, podem ser feitos pelos telefones (12) 3904.2033 e 3904.2051, e na Central de Atendimento da Unidade.
Grátis.
Recomendação etária livre.

Palestra
A permanência do desenho
Com Claudinei Roberto e Nilson Sato
Data: Dia 8/3, quarta, às 19h30.
Auditório. 126 lugares.
Grátis. Retirada de convites com 1h de antecedência.
Recomendação 16 anos.

Minicurso
Tinta Sumi entre linhas, com Nilson Sato
Datas: 6, 13 e 20/5, sábados, das 10h30 às 13h30.
Oficina. Vagas Limitadas. De R$ 9,00 a R$ 30,00.
Recomendação 16 anos.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *