Fraternal reestreia a comédia musical A Gira da Rainha, no Parque da Luz

A Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes reestreia, no sábado 07 de janeiro, às 15h, no Parque da Luz, o espetáculo A Gira da Rainha. Com texto de Luiz Oliveira Santos e Alex Moletta, a peça tem direção de Ednaldo Freire, música original e direção musical de Lincoln Antonio e traz no elenco os atores Aiman Hammoud, Mirtes Nogueira, Ian Noppeney, Carlos Mira, Mariana Rosa, Harley Nóbrega e Daniela Theller. Entrada franca.

Em tom de comédia musical, A Gira da Rainha conta a história de Maria Padilha, que foi amante de um rei de Castela, em 1350, e acabou dando origem à mítica personagem Pomba-Gira, da umbanda. “Maria Padilha despertou de imediato o nosso interesse como objeto de estudo da cultura popular”, diz Ednaldo Freire. “Além do mais, a ambiguidade de um mito marginal, uma espécie de santa às avessas, adorada e eleita como a rainha da sensualidade, traz mais uma vez a reflexão sobre a condição feminina em contraposição ao universo patriarcal.”

O desafio da Fraternal foi o de trabalhar o mito de forma profana, sem envolvimento religioso. “A encenação se preocupou em dar um tom de fabulação leiga, de maneira a evitar reconstituições de rituais religiosos, tanto que as músicas foram todas especialmente compostas e embora referendadas nos ritmos tradicionais, nenhuma delas é do seu habitat de origem”, explica o diretor. “Além das músicas há uma profusão de alegorias e de linguagens estéticas que são utilizados para a melhor comunicação e celebração com os espectadores.

Comtemplada com o Fomento ao Teatro na Cidade de São Paulo 2016 a Fraternal já apresentou, dentro do projeto, o auto Sacra Folia e deve ainda estrear a inédita Nosotros, em processo de pesquisa e criação. “Além da pesquisa e reestreia de nosso novo espetáculo, o Fomento está permitindo que fiquemos mais tempo nos parques da cidade, cumprindo assim a missão que um dia já foi do circo”, diz Ednaldo Freire.

Montagem tem Música Original e Direção Musical de Lincoln Antonio, Preparação Musical e Assistência de direção Musical de Verlucia Nogueira, Figurinos e Adereços de Luiz Oliveira Santos e Vânia Freixo, Assistência de Cenografia e Adereços de Francisco Kleber C. da Silva e Marcelo Masso, Operação de Som de Gabriel Kavanji, Operação de Luz de Marco Vasconcellos, e Cenotécnica de Edson Freire.

SERVIÇO
A Gira da Rainha (Comédia Musical)
Reestreia
dia 7 de janeiro de 2017, sábado, às 15h
Horário: Sábados e domingos, às 15h
Temporada: Até 12 de março
PARQUE DA LUZ
Endereço:
Rua Ribeiro de Lima, s/n – Luz
Duração: 75 minutos
Recomendação: Livre
Ingressos: Gratuito
Informações tel: 3227-3545
Capacidade: 100 lugares

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *