Programa Almanaque Saúde abordará questões sobre a saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 21 novembro, 2016 21:21

Em 22 de novembro, às 20h30, o Canal Futura e o Serviço Social da Indústria (SESI) estreiam o programa Almanaque Saúde, com foco em assuntos relacionados ao bem-estar e qualidade de vida, sobretudo, no trabalho. O programa será uma revista eletrônica sobre alimentação, atividade física, curiosidades sobre o funcionamento do corpo humano e dicas práticas e saudáveis que podem ser incorporadas no dia a dia de qualquer pessoa, inclusive no ambiente de trabalho.

almanaque-saude-qualidade-de-vida

Com apresentação de Robson Santos e reportagens de Mariana Hein, o Almanaque Saúde colocará em pauta temas como stress, alcoolismo, sedentarismo, alergias, enxaqueca, higiene bucal e intoxicação alimentar. Os assuntos são ilustrados com experiências de sucesso da indústria brasileira, que mostram medidas simples que geram melhorias na saúde e bem-estar dos trabalhadores e de suas famílias.

Nos diferentes quadros da série, serão apresentadas receitas saudáveis, perguntas aos especialistas, dicas de exercícios, a importância dos exames preventivos e outras atitudes cotidianas que podem fazer a diferença na qualidade de vida das pessoas.

No primeiro episódio do Almanaque Saúde o tema será qualidade de vida no trabalho ou no lar. Nele, o telespectador poderá conferir, entre outras questões, como alimentação balanceada e prática de atividades físicas estão relacionadas ao bem-estar. Já no segundo episódio, o programa aborda questões relacionadas às drogas, tema muitas vezes é visto como um tabu dentro do ambiente de trabalho. O assunto, que também está intimamente ligado à vida pessoal, será tratado a partir de esclarecimentos de especialistas, exemplos de projetos de prevenção dentro de empresas e informações sobre os efeitos e consequências de substâncias lícitas e ilícitas.

A gerente de Conteúdo do Canal Futura, Debora Garcia, afirma que, para que o trabalho seja digno e saudável, é importante a atenção à qualidade de vida do trabalhador, à promoção da saúde e à criação de hábitos positivos diários, tanto em seu meio profissional como também em sua vida pessoal.

“A série Almanaque Saúde funciona exatamente como uma ferramenta audiovisual para ajudar o telespectador do Futura a gerir sua saúde para que possa desfrutar mais de sua vida, em todos os âmbitos”, destaca.

almanaque-saude-qualidade-de-vida3

almanaque-saude-qualidade-de-vida4

De acordo com o diretor de Operações do SESI, Marcos Tadeu de Siqueira, a importância da disseminação de conhecimento sobre saúde, qualidade de vida e segurança no trabalho é de fundamental importância para fazer com que mais pessoas melhorem o estilo de vida e adotem hábitos mais seguros.

“Isso propiciará que trabalhadores e futuros trabalhadores aumentem a produtividade e sejam pessoas mais satisfeitas com a vida e o trabalho. Consequentemente, as empresas terão mais condições de elevar sua competitividade”, completa.

ALMANAQUE SAÚDE

Estreia: 22 de novembro, às 20h30
Exibição: terças-feiras, às 20h30
Reprise: quintas-feiras, às 16h30
Duração: 30 min
Classificação: LIVRE

CONFIRA OS PRIMEIROS EPISÓDIOS:

Qualidade de Vida

22 de novembro, terça-feira, às 20h30

Qualidade de vida é fundamental para um dia a dia saudável. No trabalho ou no lar, questões como alimentação balanceada e prática de atividades físicas são indispensáveis para o bem-estar. Almanaque Saúde discute esses temas em meio a reportagens, conversas com especialistas e quadros informativos.

Drogas

29 de novembro, terça-feira, às 20h30

O tema drogas muitas vezes é visto como um tabu dentro do ambiente de trabalho. O assunto que também está intimamente ligado à vida pessoal será abordado no episódio, com esclarecimentos de especialistas, exemplos de projetos de prevenção dentro das empresas e informações sobre os efeitos e consequências de substâncias lícitas e ilícitas.

Cuidado Materno

6 de dezembro, terça-feira, às 20h30

Requisitadas no mercado de trabalho e com papel predominante no núcleo familiar, mulheres enfrentam desafios de conciliar, com saúde, maternidade e vida profissional. Este episódio de Almanaque Saúde explora questões relevantes relacionadas à maternidade, amamentação, readaptação da funcionária ao ambiente de trabalho e, ainda, construção de vínculos em uma sociedade que não segue um único modelo familiar.

Direitos, gêneros, coletivos

13 de dezembro, terça-feira, às 20h30

Sexo biológico, identidade de gênero, orientação sexual. As questões de gênero estão cada vez mais em pauta, e a luta por um tratamento igualitário e respeito aos direitos passa do individual para o coletivo. O episódio aborda questões como diferenças encaradas por homens e mulheres no ambiente de trabalho, assédios, relações profissionais e respeito às diferenças.

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 21 novembro, 2016 21:21


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

O Parque dos Sonhos

Facebook

Happy Hour - Verdades e Consequências