Thiago Delegado e sua DelegasCia lançam DVD

Desde 2008, Thiago Delegado é o anfitrião da DelegasCia, uma jam session que acontece semanalmente na A Casa de Cultura, região sudeste de Belo Horizonte. O projeto se consolidou de tal forma que virou documentário.  No dia 27 de outubro, acontece o lançamento do DVD “DelegasCia ao vivo” na própria A Casa, a partir das 22h.

A ideia do DVD é ir muito além de vídeos das performances musicais. A intenção é transportar o clima que permeia o ambiente, que recebe a cada semana um público animado, incluindo músicos da cidade e de fora. Para tanto, depoimentos e imagens de arquivo fazem parte do registro.  Os encontros que acontecem na Delegascia tornou inevitável a comparação com o mais famoso movimento de música da capital mineira, uma espécie de Clube da Esquina contemporâneo.

O termo jam, que em inglês também significa “geleia”, vem das iniciais Jazz After Midinight. Nos anos 1950, nos EUA, depois da meia-noite, ao saírem dos seus concertos nas Big Bands, os músicos se reuniam para fazer o que eles mais gostavam: improvisar!

A performance de cada quinta conta com a banda formada por artistas profissionais da cena local: o versátil violão sete cordas de Thiago Delegado é acompanhado por Aloízio Horta (contrabaixo), Cristiano Caldas (teclado) e André Limão Queiroz (bateria). Mas, como segue a risca o estilo jam session, permite a participação de músicos que, sem ensaio prévio, tocam conforme a regra número um do jazz: tema e improvisação. E o DVD captou esses momentos.

Mateus Bahiense, Sérgio Danilo, Sérgio Pererê, Gustavo Maguá, Ricardo Acácio, Aline Calixto, Diza Franco, Samy Erick, Warley Henrique, Flávio Renegado, Rodrigo Carioca, Bárbara Barcellos, Beto Lopes, Magno Alexandre e Mariana Nunes são as canjas registradas no DVD.  Além da parte musical,  entrevistas e depoimentos conferem o ar documentarial.

E essa promete ser apenas a primeira das etapas do lançamento, como entrega Thiago Delegado: “São oito anos de projeto semanal. Oito anos de resistência e muitas histórias. Uma noite só é muito pouco. Mas, a primeira parada só poderia ser onde tudo começou, n’ A Casa.”

DelegasCia é um projeto da DelegasCia Produções, tem direção artística de Thiago Delegado e acontece às quintas-feiras na A Casa de Cultura, a partir das 23h30. O DVD é patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

SERVIÇO
Lançamento do DVD Delegascia ao vivo
Data: 27 de outubro de 2016
Horário: quinta às 23h30 – o espaço abre às 22h
Local: A Casa de Cultura
Endereço: R. Padre Marinho, 30 – Santa Efigênia, Belo Horizonte
Telefone:(31) 9753-2979
Entrada: R$ 15,00
Classificação etária: 18 anos
O DVD estará à venda no local.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *