Sesc Santana apresenta concerto de música erudita na Paróquia Sant’Ana

No dia 18 de setembro, domingo, às 16h, o Sesc Santana apresenta o concerto Quarteto L’arianna – Literatura e Romantismo, na Paróquia Sant’Ana. A atividade faz parte do projeto Vespertino, que conta com uma programação regular dedicada à música erudita de câmara em parceria com a Paróquia. Apresenta, mensalmente, a obra de compositores que participam da história da música erudita ocidental. A programação oferece uma linha do tempo e apresenta obras provenientes dos períodos: medieval, renascentista, barroco, clássico, romântico, moderno e contemporâneo, que serão interpretadas por diversos grupos especializados em cada um destes períodos históricos.

Com programa composto por obras de Franz Schubert e Johannes Brahms, o concerto faz um recorte do período entre o fim do Classicismo e início do Romantismo. Os dois compositores apresentam maturidade musical e excelência em suas composições, as quais expressam influências das duas escolas em questão. A apresentação traz, por meio da música, o contexto do período, as novas estéticas e formas propostas pelas inovações e transições.

Compositor austríaco do fim do classicismo, Franz Schubert já demonstrava em seu trabalho traços do romantismo. Compôs cerca de seiscentas canções, assim como óperas, sonatas, sinfonias, incluindo a “Sinfonia Incompleta”, umas das mais tocadas no mundo. Em seus trinta e um anos vividos, não obteve reconhecimento público. Hoje, seu estilo é considerado imaginativo, lírico e melódico, o que o torna um dos maiores compositores do século XIX nessa fase de mudança de estilos artísticos.

Seguindo a linha de fusão entre o clássico e romântico, Johannes Brahms é comparado a Bach e Beethoven, inclusive, teve sua primeira sinfonia intitulada como a “Décima de Beethoven”. É considerado uma das mais importantes figuras do romantismo europeu do século XIX.

Responsável por interpretar as obras dos grandes artistas, o Quarteto L’arianna tem como objetivo levar arte aos mais diversos tipos de públicos. Seu trabalho é uma contribuição ao desenvolvimento cultural e a formação de plateias que se interessam ou que têm curiosidade pelo universo secular erudito e tradicional.

SERVIÇO
Concerto de música erudita na Paróquia Sant’Ana
Data: 18/09, domingo, às 16h
Paróquia Sant’Ana
Endereço:
Rua Voluntários da Pátria, 2060 – vizinha à estação Santana do Metrô (Linha Azul)
Livre para todos os públicos
Duração: 60 min
Grátis
Recomendação etária: Livre
Telefone para informações: (11) 2971-8700
Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal sescsp.org.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *