Curta! estreia ‘Onqotô’, episódio inédito da série ‘Grupo Corpo – Repertório’

Com trilha musical de Caetano Veloso e José Miguel Wisnik, “Onqotô” foi o balé que marcou os 30 anos do Grupo Corpo, em 2005. O documentário, que estreia no Canal Curta!, nesta Terça das Artes, dia 6, revela o processo de criação desse balé comemorativo e traz detalhes sobre a coreografia de Rodrigo Pederneiras, marcada por movimentos contrastantes, que opõem a verticalidade e a horizontalidade; o caos e a ordenação; o brando e o brusco e o volume e a escassez.

O premiador diretor de fotografia Lauro Escorel ganha a cena na série “Luz e Sombra – Fotógrafos Brasileiros”, na Quarta de Cinema, dia 7. Três vezes vencedor do Festival de Gramado (1974, 1978, 1986), além de premiado no 5º Festival de Cinema de Recife, no Cine Ceará 2002 e no Festival de Brasília de 2006, Escorel foi responsável pela fotografia de longas como “Casa da Mãe Joana 2”, de Hugo Carvana, “O Maior Amor do Mundo”, de Cacá Diegues, “O Xangô de Baker Street”, de Miguel Faria Jr, entre outros trabalhos.

Ainda na Quarta, o “A Vida É Curta!” recorda o feriado da Independência do Brasil com uma série de filmes que discute diferentes momentos da história do país. “Uma Família Ilustre”, de Beth Formaggini, abre a faixa e mostra um debate entre Cláudio Guerra, ex-delegado da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes contrários à ditadura, e o professor Eduardo Passos, psicólogo clínico que trabalha com direitos humanos. Em seguida, “Memória”, de Roberto Henkin, retrata dois momentos marcantes da política brasileira: a renúncia de Jânio Quadros e sua reeleição como prefeito de São Paulo, 25 anos depois; e as eleições para presidência da República em 1989. Para encerrar o programa, “Brasil”, de Rogério Sganzerla, registra os bastidores da gravação do disco Brasil, de João Gilberto, de 1981, com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia.

O escritor e ativista paquistanês Tariq Ali é tema do episódio inédito de “Impressões do Mundo”, nesta Quinta do Pensamento, dia 8. Com obras dedicadas à história e à política internacional, também se destacou pela autoria de romances para o teatro e televisão. Colunista do jornal britânico “The Guardian” e da revista “New Left Review”, Tariq Ali comenta, neste documentário, sua opinião sobre a crise política do Brasil.

SEGUNDA DA MÚSICA

Lenine (Documentário)

A intimidade da criação do compositor brasileiro Lenine. As incertezas que a era dos downloads e do vinil trouxe para seu trabalho. A reunião de três gerações em torno de sua música. Um documentário sobre olhares, encontros, criação e tecnologia a serviço da paixão pela arte.

Diretor: Rodrigo Pinto
Duração: 71 min
Exibição: 5 de setembro, segunda-feira, às 22h30.
Classificação: Livre

Horários alternativos:
Dia 6 de setembro, terça-feira, às 2h30 e às 16h30;
Dia 7 de setembro, quarta-feira, às 10h30;
Dia 10 de setembro, sábado, às 22h30.

TERÇA DAS ARTES

Onqotô (Documentário)

A perplexidade e a inexorável pequeneza do Homem diante da vastidão do Universo é o tema central de ONQOTÔ, balé que, em 2005, marcou as comemorações dos 30 anos de atividade do GRUPO CORPO. Assinada por Caetano Veloso e José Miguel Wisnik, a trilha sonora tem como ponto de partida uma bem-humorada discussão sobre a “paternidade” do Universo. Na coreografia criada por Rodrigo Pederneiras, verticalidade e horizontalidade, caos e ordenação, brusquidez e brandura, volume e escassez se contrapõem e se superpõem, em consonância (e, eventualmente, em dissonância) com a trilha musical, desvelando significados, melodias e ritmos que subjazem ao estímulo sonoro. Urdida com tiras de borracha cor de grafite, a cenografia de Paulo Pederneiras funda um espaço cênico côncavo que sugere tanto um recorte do globo terrestre com seus meridianos quanto um oco, um buraco negro, o nada ou a anterioridade de tudo. A figurinista Freusa Zechmeister transforma os bailarinos em uma massa anônima que se funde (e se confunde) com o espaço cênico, permitindo deste modo que coreografia e cenário exerçam plenamente sua tridimensionalidade. Este documentário mostra o processo de criação deste balé comemorativo.

Diretora: Janaína de Moreira do Patrocínio
Duração: 52 min
Estreia: 6 de setembro, terça-feira, às 23h.
Classificação: Livre

Horários alternativos:
Dia 7 de setembro, quarta-feira, às 3h e às 17h;
Dia 8 de setembro, quinta-feira, às 11h;
Dia 10 de setembro, sábado, às 12h15.

QUARTA DE CINEMA

“A Vida é Curta!” dessa semana apresenta uma coletânea de filmes que abordam diferentes momentos da história e da cultura do Brasil

Em comemoração ao feriado de 7 de setembro, a próxima edição da faixa “A Vida é Curta!” exibe três filmes sobre a história e a cultura do Brasil. “Uma Família Ilustre” resgata momentos dos anos de chumbo com uma conversa entre Cláudio Guerra, ex-delegado da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes contrários à ditadura, e o professor Eduardo Passos, psicólogo clínico que trabalha com direitos humanos. Em seguida, o curta “Memória”, dirigido por Roberto Henkin e roteirizado em parceira com Jorge Furtado, retrata dois momentos marcantes da política brasileira: a renúncia de Jânio Quadros e sua reeleição como prefeito de São Paulo, 25 anos depois; e as eleições para presidência da República em 1989. Para finalizar, o curta-metragem “Brasil” registra os bastidores da gravação do disco Brasil, de João Gilberto, de 1981, com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia.

Exibição: 7 de agosto, quarta-feira, às 19h50
Classificação: Livre

Horários alternativos:
Dia 10 de setembro, sábado, às 14h
Dia 11 de setembro, domingo, às 1h

Luz e Sombra – Fotógrafos Brasileiros – Lauro Escorel (Série)

Luz & Sombra é uma série documental que aponta suas lentes para aqueles que sempre estiveram por trás das câmeras. A cada episódio, observamos a trajetória de um importante fotógrafo cinematográfico, ouvindo suas experiências e revisitando os filmes que marcaram sua carreira. No episódio de hoje, as ousadias de Lauro Escorel.

Diretor: Betse de Paula
Duração: 52 min
Exibição: 7 de setembro, quarta-feira, às 22h.
Classificação: Livre

Horários alternativos:
Dia 8 de setembro, quinta-feira, às 2h e às 16h
Dia 9 de setembro, sexta-feira, às 10h
Dia 10 de setembro, sábado, às 21h30.

QUINTA DO PENSAMENTO

Tariq Ali – E A Crítica Ao Neoliberalismo (Série)

Escritor e ativista paquistanês, Tariq Ali estudou em Oxford e atualmente escreve para jornais como The Guardian e The Nation, de onde vive, em Londres. Sua literatura tem o enfoque crítico à politica externa dos EUA. Neste episódio, Tariq Ali também comenta sua opinião diante da crise política que o Brasil enfrenta.

Diretor: Ronaldo Duque
Duração: 26 min
Exibição: 8 de setembro, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre

Horários alternativos:
Dia 9 de setembro, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 10 de setembro, sábado, às 21h;
Dia 11 de setembro, domingo, às 9h

SEXTA DA SOCIEDADE

Jango (Documentário)

O filme refaz a trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro, que foi deposto por um golpe militar nas primeiras horas de 1º de abril de 1964. A reconstituição da trajetória de Goulart é feita através da utilização de imagens de arquivo e de entrevistas com importantes personalidades políticas como Afonso Arinos, Leonel Brizola, Celso Furtado, Frei Betto e Magalhães Pinto, entre outros. O documentário captura a efervescência da política brasileira durante a década de 1960 sob o contexto histórico da Guerra Fria. Jango narra os detalhes do golpe e se estende até os movimentos de resistência à ditadura, terminando com a morte do presidente no exílio e imagens de seu funeral, cuja divulgação foi censurada pelo regime militar. Lançado em março de 1984, o filme teve seu roteiro escrito por Maurício Dias e Sílvio Tendler, enquanto a trilha sonora foi desenvolvida por Milton Nascimento e Wagner Tiso.

Diretor:  Sílvio Tendler
Duração: 120 min
Exibição: 9 de setembro, sexta-feira, às 21h50.
Classificação: 12 anos.

Horários alternativos:
Dia 10 de setembro, sábado, às 1h50 e às 10h15
Dia 11 de setembro, domingo, às 20h45
Dia 12 de setembro, segunda-feira, às 15h50.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *