Exposição fotográfica apresenta personagens ícones da história representados por modelos negros

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 2 agosto, 2016 11:04

“Identidade” é uma exposição fotográfica que apresenta ícones populares (originalmente brancos) representados por pessoas negras. O projeto, idealizado por Noemia Oliveira e Orlando Caldeira, fica em cartaz de 6 a 28 de agosto na galeria do Centro Cultural Municipal das Ruinas, em Santa Teresa, de terça à domingo, das 10h às 18h.

Heróis, musas, princesas e personalidades são apresentados sob um novo visual, uma nova identidade, que possibilitam a ponderação sobre a relação excludente que nossa sociedade ainda estabelece com a população negra. Além das fotos, a exposição conta com projeções em audiovisual, como forma de promover um debate sobre a importância da representatividade e sobre os danos que a restrição dos negros a papeis secundários e/ou caricaturais acarretam na sociedade brasileira.

Trata-se de um trabalho que pretende viabilizar o reconhecimento da identidade negra como possibilidade potente do belo, tendo também como intuito suscitar uma ponderação sobre os danos que a “invisibilidade” do negro pode trazer para a formação de uma sociedade democrática: uma sociedade que se respeite, que se assume e se represente em diversidade – Conta Noemia.

O projeto conta com participação de: Milton Gonçalves, Ruth de Souza, Jorge Aragão, Sheron Menezzes, Juliana Alves, Lelezinha, Sergio Loroza, JP Rufino, Erika Januzza, Rafael Zulu, Flávio Bauraqui, Maicon Rodrigues, Mariana Nunes,  Nayara Justino, David Junior, Arielle Macedo, Thiago Ryan, Paulo Lessa, Sérgio Babucar, Darla Maria e Maria Fernanda Basa.

Estreado em fevereiro de 2014 no SESC de Madureira- RJ, este trabalho nasceu da ânsia de propor uma reflexão sobre os valores estéticos impostos na sociedade brasileira, utilizando para isto a força da imagem. “Identidade” traz ícones conhecidos do grande público, representados por modelos de etnia negra.

SERVIÇO
Identidade
Estreia: Dia 6 de agosto às 14h
Temporada: Até 28 de agosto
Horário: de terça à domingo, das 10h às 18h
Local: Centro Cultural Municipal – Parque das Ruínas – Santa Teresa
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169
Telefone: (21) 2215-0621
Entrada Franca

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 2 agosto, 2016 11:04


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook