‘Janela da Alma’ e ‘Nostalgia da Luz’ são os destaques da semana do Curta!

Na Quarta de Cinema, 6, entrevistados de diferentes nacionalidades, entre artistas, intelectuais, pensadores e pessoas comuns, todos com problemas de visão – que vão da miopia à cegueira – falam exatamente sobre seu modo de enxergar o mundo. Esse é o ponto de partida de “Janela da Alma”, dirigido por João Jardim e Walter Carvalho – também míopes. O longa-metragem reúne nomes como o escritor José Saramago; a atriz Marieta Severo; os cineastas Wim Wenders e Agnès Varda; o músico Hermeto Pascoal e o poeta Manoel de Barros.

Canal Curta-Janela da Alma-Nostalgia da Luz

Canal Curta-Janela da Alma-Nostalgia da Luz-1

O “A Vida É Curta!” da semana apresenta o tema “Tecla SAP”. Abre a faixa “O Táxi de Escher”, de Aleksei Abib e Flavio Botelho, vencedor do Prêmio Aquisição Canal Curta! e Porta Curtas no Festival Internacional de Curtas de São Paulo em 2014. O roteiro acompanha Carlos, um homem que pega um táxi para Buenos Aires, a partir do centro de São Paulo. Como se cruzasse o espaço-tempo de Escher, ele acessa uma cidade mais profunda dentro de si mesmo. Na sequência, o espectador confere “Satori Uso”, de Rodrigo Grota, um documentário sobre um poeta que nunca existiu, confrontando os limites entre o real e a ficção. A faixa chega ao fim com “Noite de Sexta, Manhã de Sábado”, com o qual o diretor Kleber Mendonça Filho conta as dificuldades de uma relação à distância entre um homem e uma mulher.

Já na Sexta da Sociedade, dia 8, vai ao ar “Nostalgia da Luz”, de Patricio Guzman. Ambientado no deserto do Atacama, o filme mostra como a região atrai interesse de três grupos muito diferentes: astrônomos tiram proveito da transparência do céu para explorar galáxias longínquas em busca de vida extraterrestre; arqueólogos estudam múmias e outras relíquias pré-colombianas; enquanto um grupo de mulheres procura os corpos de parentes perseguidos durante o período da ditadura militar de Pinochet. O filme recebeu Menção especial no Festival de Cannes de 2010.

A série “Ícones do Jazz” retorna à grade do Canal Curta! na Segunda da Música, dia 4, com um concerto histórico de Art Blakey & The Jazz Messengers, registro de 1958 feito na Bélgica. O episódio reúne músicos que muitos consideram como a nata do jazz: Art Blakey na bateria, Bobby Timmons no piano, Jymie Merrit no baixo, Benny Golson no sax e o trompetista Lee Morgan. O documentário é o único registro audiovisual da banda, que ficou junta por apenas seis meses.

Dos diretores Paula Alzugaray e Ricardo Van Steen, “Shoot Yourself” vai ao ar na Terça das Artes, 5. O filme traça um paralelo entre a performance e a fotografia, mostrando os impactos gerados pela era digital. O longa mostra o espaço cada vez maior para os artistas de performance, que desde a década de 70 geram registros próprios por meio de fotos, filmes e vídeos. A análise tem como ponto de partida a obra de nove artistas entre brasileiros, europeus e norte-americanos: Tania Bruguera (Cuba), Gary Hill (Estados Unidos), Esther Ferrer (Espanha), Calvacreation (França), Cripta Djan (Brasil), Rebecca Horn (Alemanha), Pipilotti Rist (Suíça), Paula Garcia (Brasil) e Ghazel (Irã).

Dirigido por Pierre Beuchot, o documentário “Claude Lévi-Strauss” é a atração da Quinta do Pensamento, dia 7. O filme traz uma entrevista de 1972 feita por Jean-José Marchand com Lévi-Strauss, poucos meses antes de entrar para a Academia Francesa, instituição equivalente a nossa Academia Brasileira de Letras. No encontro, o antropólogo, professor e filósofo francês fala sobre sua trajetória e expõe seus pensamentos.

SEGUNDA DA MÚSICA

Ícones do Jazz – Art Blakey & The Jazz Messengers (Documentário)

Este episódio apresenta o que muitos consideram como uma das mais finas formações da história do jazz – Art Blakey na bateria, Bobby Timmons no piano, Jymie Merrit no baixo, Benny Golson no sax e o lendário trompetista Lee Morgan. Perdido por quase cinquenta anos, esse concerto histórico de 55 minutos, filmado na Bélgica em 1958, um mês depois de terem gravado a sua obra prima “Moanin’”, é o único documento visual desta influente banda que durou somente seis meses.

Diretores: David Peck, Phillip Galloway e Tom Gulotta
Duração: 50 min.
Exibição: 4 de julho, segunda-feira, às 21h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 5 de julho, terça-feira, à 1h e às 15h
Dia 6 de julho, quarta-feira, às 9h
Dia 10 de julho, domingo, à 0h.
TERÇA DAS ARTES

Shoot Yourself (Documentário)

Explorando as possibilidades semânticas do verbo inglês “shoot” (que significa tanto “filmar” quanto “atirar”), este filme aborda os limites entre a performance e a fotografia, através da construção da imagem de si próprio. Fazem parte do projeto os artistas Tania Bruguera (Cuba), Gary Hill (Estados Unidos), Esther Ferrer (Espanha), Calvacreation (França), Cripta Djan (Brasil), Rebecca Horn (Alemanha), Pipilotti Rist (Suíça), Paula Garcia (Brasil) e Ghazel (Irã).

Diretores: Paula Alzugaray e Ricardo Van Steen
Duração: 73 min.
Exibição: 5 de julho, terça-feira, às 22h35.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 6 de julho, quarta-feira, às 2h35 e às 16h35
Dia 7 de julho, quinta-feira, às 10h35
Dia 9 de julho, sábado, às 22h30.

QUARTA DE CINEMA

“A Vida é Curta” apresenta o tema “Tecla Sap”

“O Taxi de Escher” acompanha Carlos, um homem que pega um táxi para Buenos Aires, a partir do centro de São Paulo. Como se cruzasse o espaço-tempo de Escher, ele acessa uma cidade mais profunda dentro de si mesmo. O documentário “Satori Uso” fala sobre um poeta que nunca existiu, confrontando os limites entre o real e a ficção. E, para finalizar, em “Noite de Sexta, Manhã de Sábado” é narrada a dificuldade de um relacionamento à distância entre um homem e uma mulher

Exibição: 6 de julho, quarta-feira, às 20h
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 7 de julho, quinta-feira, à 0h e às 14h
Dia 8 de julho, sexta-feira, às 8h
Dia 9 de julho, sábado, às 14h.

Janela da Alma (Documentário)

O que o escritor José Saramago, o cineasta Wim Wenders, a atriz Marieta Severo e o músico Hermeto Pascoal têm em comum? Eles e mais quinze personalidades com problemas visuais, que vão da simples miopia à cegueira total, dão depoimentos revelando sua percepção do mundo no documentário “Janela da Alma”, de João Jardim e Walter Carvalho.

Diretores: João Jardim e Walter Carvalho
Duração: 73 min
Exibição: 6 de julho, quarta-feira, às 22h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 7 de julho, quinta-feira, às 2h30 e às 16h30
Dia 8 de julho, sexta-feira, às 10h30
Dia 9 de julho, sábado, às 9h.

QUINTA DO PENSAMENTO

Claude Lévi-Strauss (Documentário)

Em 1972, pouco antes de ingressar na Academia Francesa, Lévi-Strauss dá entrevista excepcional a Jean-José Marchand sobre sua trajetória e seus pensamentos. A partir desses arquivos, em 2004, Pierre Beuchot monta o documentário, a melhor introdução à obra de Lévi-Strauss.

Diretor: Pierre Beuchot
Duração: 59 min
Exibição: 7 de julho, quinta-feira, às 22h45.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 8 de julho, sexta-feira, às 2h45 e às 16h45
Dia 9 de julho, sábado, às 12h
Dia 10 de julho, Domingo, às 22h55.

SEXTA DA SOCIEDADE

Nostalgia da Luz (Documentário)

No deserto de Atacama, astrônomos de todo o mundo se reúnem para observar as estrelas. Nessa região do Chile, a três mil metros de altitude, o calor do sol mantém intactos restos humanos. Ao mesmo tempo em que os astrônomos pesquisam as galáxias em busca de vida extraterrestre, um grupo de mulheres procura os corpos de parentes perseguidos durante o período da ditadura militar de Pinochet.

Diretor: Patricio Guzmán
Duração: 90 min
Exibição: 8 de julho, sexta-feira, às 22h15.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 9 de julho, sábado, às 2h e às 10h20
Dia 10 de julho, domingo, às 21h20
Dia 11 de julho, segunda-feira, às 16h15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *