‘Maridinho de Luxo’ é a novidade da semana na programação do Curta!

A comédia “Maridinho de Luxo” estreia nas telas do Canal Curta! nesta Quarta de Cinema, 25 de maio. Na história, Patrícia é uma moça rica e mimada, que decide comprar um marido: Marcos. Depois de suportar por um tempo todas as imposições da contratante, o rapaz acaba se revoltando com a situação, sem esperar que o amor poderia lhe surpreender.

No mesmo dia, na faixa das 20h, o “A Vida É Curta!” aproveita o mês de maio para homenagear as noivas. Com o tema “Casamento”, o programa apresenta “Deus Ex-Machina”, que mostra a perseguição e desconfiança de Dolores, que contrata um detetive para descobrir qual a verdadeira relação de seu marido Inácio com a jovem Alice.

Na sequência, “Qual Queijo Você Quer?” retrata como um simples pedido do marido para que a mulher trouxesse um queijo da rua desencadeia uma discussão sobre as frustrações e sonhos não realizados do casal. “Um Outro Ensaio” encerra o programa e mostra como um casal apaixonado segue sua vida após a mulher perder a visão.

A Segunda da Música traz a irreverência e originalidade do cantor e compositor Tom Zé com o documentário de Carla Gallo “Tom Zé ou Quem Irá Colocar Uma Dinamite na Cabeça do Século?”. O filme traça um retrato do artista que foi um dos mais ativos no movimento musical da Tropicália.

“Wynwood: A Arte de Rua em Miami” é a atração da Terça das Artes. O documentário retrata como o bairro se tornou uma galeria de arte a céu aberto. A região, com muros que se tornaram conhecidos como “Wynwood Walls”, recebe grafiteiros e profissionais da street art dos mais diferentes lugares do mundo, que expõem seu trabalho de maneira gratuita e interativa. Com direção de Gustavo Leite, a produção ressalta ainda a Art Basel, uma das maiores feiras de arte contemporânea do mundo.

Criada no ano de 2002, a feira, que ocorre sempre em dezembro, foi o pontapé inicial para que Wynwood se consagrasse como um reduto da arte moderna, atraindo artistas e o público interessado. Brasileiros como Bruno Big já foram convidados pela Art Basel para pintarem as ruas do bairro.

“Sartre e Camus – Uma Amizade Rompida” é a atração da Quinta do Pensamento, dia 26. O filme conta detalhes sobre o rompimento da amizade entre esses dois escritores franceses mundialmente conhecidos. Amigos entre 1943 e 1951, os dois interromperam sua relação em 1952 muito por conta da Guerra Fria.

A semana termina com chave de ouro com a primeira parte de “Quartier Latin – Maio de 68”, na Sexta da Sociedade, dia 27 de maio. O longa traz registros dos protestos de maio de 68, na região do Quartier Latin, em Paris, feitos pelo diretor William Klein, a pedido dos alunos da Universidade Sorbonne. Trabalhadores, donas de casa, garçons, donos de loja, imigrantes, crianças, pensionistas, estudantes, homens e mulheres de todos os tipos e tendências políticas ganham voz nesse documentário.

SEGUNDA DA MÚSICA

Tom Zé ou Quem irá Colocar uma Dinamite na Cabeça do Século? (Documentário)
Um retrato do músico Tom Zé.

Diretora: Carla Regina Gallo Santos
Duração: 45 min
Exibição: 23 de maio, segunda-feira, às 23h50
Classificação: Livre

Horários alternativos: Dia 24 de maio, terça-feira, às 3h05 e às 17h05/ Dia 25 de maio, quarta-feira, às 11h05/ Dia 28 de maio, sábado, às 12h.

TERÇA DAS ARTES

Wynwood: A Arte de Rua em Miami (Documentário)

Durante os últimos anos, no mês de dezembro, a cidade de Miami é invadida por artistas do mundo todo para uma das maiores feiras de arte do mundo, a Art Basel. Paralelamente à feira, Wynwood, um antigo distrito industrial de Miami, foi um dos maiores beneficiados desse movimento comercial de arte, abrindo espaço para trabalhos de artistas de rua e grafiteiros de diferentes nacionalidades. A disputa por painéis no bairro é muito grande, mas quatro artistas brasileiros foram convidados para pintar um enorme painel por lá.

Diretor: Gustavo Leite
Duração: 52 min
Exibição: 24 de maio, terça-feira, às 21h55
Classificação: Livre
Horários alternativos: Dia 25 de maio, quarta-feira, às 1h55 e às 15h55/ Dia 26 de maio, quinta-feira, às 9h55/ Dia 28 de maio, sábado, às 10h.

QUARTA DE CINEMA

O “A Vida É Curta!” da semana homenageia as noivas com filmes sobre casamentos

No mês das noivas, o A Vida é Curta! exibe um programa especial sobre casamentos. Em “Deus Ex-Machina”, de Carlos Gerbase, Dolores, mulher bonita, rica e paralítica, contrata o detetive Otávio para seguir seu marido Inácio e descobrir qual é a sua verdadeira relação com uma jovem chamada Alice. Na sequência, em “Qual Queijo Você Quer”, Margarete, uma senhora de idade, tem um súbito ataque de raiva quando seu marido, Afonso, pergunta se ela pode trazer um queijo da venda. Para encerrar a faixa, em “Um Outro Ensaio”, um casal apaixonado reaprende a viver junto depois que ela fica cega.

Exibição: 25 de maio, quarta-feira, às 20h
Classificação: Livre
Horários alternativos: Dia 26 de maio, quinta-feira, à 0h e às 14h/ Dia 27 de maio, sexta-feira, às 8h/ Dia 28 de maio, sábado, às 14h.

“Maridinho de luxo” (ficção)

Patrícia é uma moça rica e mimada. O pai lhe faz todas as vontades, até mesmo quando ela resolve “comprar um marido”. O escolhido é Marcos e o contrato estipula que, em troca de uma vultosa quantia, ele deve submeter-se a todos os caprichos da noiva. No começo, Marcos aguenta suas exigências, mas aos poucos vai revoltando-se com a situação, até que se volta contra ela, sem saber que o amor lhe preparara uma armadilha.

Diretor: Luiz de Barros
Duração: 87 min
Estreia: 25 de maio, quarta-feira, às 22h
Classificação: Livre
Horários alternativos: Dia 26 de maio, quinta-feira, às 2h e às 16h/ Dia 27 de maio, sexta-feira, às 10h/ Dia 28 de maio, sábado, às 22h10.

QUINTA DO PENSAMENTO

Sartre e Camus: Uma Amizade Rompida (Documentário)

De 1943 a 1951, os filósofos franceses Sartre e Camus formaram uma amizade lendária e impulsionaram a figura do escritor politicamente engajado. A partir de 1952, passaram a ter discussões públicas, em grande parte por conta da Guerra Fria. Através de divergências literárias, filosóficas, políticas e pessoais que surgiram nesse novo contexto, nasceu uma relação de vaidade e ressentimento.

Diretor: Joel Calmettes
Duração: 49 min
Exibição: 26 de maio, quinta-feira, às 22h
Classificação: Livre
Horários alternativos: Dia 27 de maio, sexta-feira, às 2h e às 16h/ Dia 28 de maio, sábado, às 11h/ 29 de maio, domingo, às 23h.

SEXTA DA SOCIEDADE

Quartier Latin – Maio de 68 – 1ª parte (documentário)

Por um pedido de estudantes da Sorbonne, William Klein filmou eventos no Quartier Latin, em Paris. Esse material deveria ter sido usado como parte de um filme sobre Maio de 68, mas que, por inúmeras divergências, não foi finalizado na época. O filme é levado à população, estudantes, militantes, ativistas, pessoas que no dia a dia não têm quase contato umas com as outras e podem, de repente, se expressar. Foram ouvidos trabalhadores, donas de casa, garçons, donos de loja, imigrantes, crianças, pensionistas, chefes arrependidos, jovens homens e mulheres raivosos e de todos os tipos e tendências políticas, cujas discussões inflamadas espalharam-se por toda a cidade. Boas intenções, rumores, revelações, sonhos selvagens e discursos, análises incisivas e rebuscadas, reviravoltas dramáticas, intrigas, confissões, crises de consciência, psicodramas. Falas e mais falas delirantes.

Diretor: William Klein
Duração: 53 min
Exibição: 27 de maio, sexta-feira, às 23h
Classificação: Livre
Horários alternativos: Dia 28 de maio, sábado, às 3h e às 16h/ Dia 30 de maio, segunda-feira, às 17h/ 31 de maio, terça-feira, às 11h.

Canal Curta!-Maridinho de Luxo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *