FETAERJ apresenta o Projeto “In Cena – Mostra de Linguagens Cênicas” no Teatro Ziembinsk

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 22 abril, 2016 10:03

FETAERJ apresenta o Projeto “In Cena – Mostra de Linguagens Cênicas” no Teatro Ziembinsk

A FETAERJ, Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro, através do “Programa de Fomento à Cultura da Prefeitura do Rio – Viva a arte!”, no intuito de incentivar a cultura, ofereceu oficinas e apoio financeiro a grupos teatrais para a produção e apresentação dessas montagens. O “In Cena – Mostra de Linguagens Cênicas” será apresentado no Teatro Ziembinsk, Tijuca, nos dias 2, 3 e 4 de maio, de forma GRATUITA.

Os grupos foram selecionados através de edital e receberam oficinas de Direção Teatral, com Ribamar Ribeiro; Iluminação Cênica, com Paulo Denizot; Preparação Vocal, com Jane Celeste; Cenografia, com Carlos Alberto Nunes e Elaboração de Projetos Teatrais, com Marcia Valéria. Os grupos receberam acompanhamento e auxílio no desenvolvimento dos trabalhos.

A mostra 2016 será aberta com o grupo teatral Os Severinos no dia 2 de maio, 15h, com a encenação do espetáculo “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto. O clássico retrata a saga de Severino, retirante nordestino que sai do sertão onde nasceu em busca de uma vida melhor. No elenco, Nessa Amaral, Paulo Marcos de Carvalho, Raphael Teixeira, Renata Egger, Rodrigo Villas Boas, Thaís Alves, William Gevegier sob direção de Paulo Marcos de Carvalho.

À noite, 19h30, ocorre a encenação de Santuário da Alma do Grupo Guapoz, que traz a história de Afrodite, atriz que está mergulhada nas obras de Shakespeare para representar Ofélia. Em crise, ela mesma confunde-se com a personagem e começa a viver os dramas shakespearianos. Em cena, Fernando Dias e Sarah Christina Carvalho que também assinam o texto e a direção da montagem.

Na terça-feira, 3 de maio, 15h, a Trupe Teatral Amadores S/A apresenta o espetáculo “Kwagalana – histórias de um príncipe negro” cujo texto e direção é de Daniele Zamorano. O infantil narra a história do menino africano Kwagalana, raptado e vendido como escravo para trabalhar nas minas brasileiras. O menino traz consigo as histórias de sua terra: a África, e luta para concretizar a previsão do oráculo.O Elenco é composto por Gabriel Leal, Mônia Zimmermann e Patrícia Bento.

Também no dia 3 de maio, 19h30, o grupo Teatro de Afeto encena o espetáculo “Pineal – Ritual cênico”. Numa “troca” entre elenco eplateia, são apresentadas múltiplas linguagens compartilhadas nas relações humanas. O “ritual” traz sete mulheres em cena e um único homem que, junto à plateia, tratam o teatro como teatro e a porção “Yin”, que faz o contraponto energético e complementação cênica. O texto é de Luellem de Castro e Teatro de Afeto, e a direção de Saulo Rocha para os atores: Fernanda Nascimento, Giovanna Bosco, Larissa Porto, Luellem de Castro, Priscila Vergniaud e Tainá Medina.

Dia 4 de maio, 15h, o grupo Cia Teatral Nós no Ato, apresenta o espetáculo infantil “O Mapa dos Sonhos” com texto e direção de Fernanda Sabot. No elenco, Vitor Tavares e Fernanda Sabot vivem duas crianças preocupadas com a falta de espaço no quarto e se questionam que fim devem levar os brinquedos das crianças.

19h30, o grupo Gene insanno Companhia de Teatro apresenta “Isso dá um Samba” da autora e diretora Anilia Francisca. O elenco é formado por Carol Salles, Dani Dillan, Doralyce Gonzaga, Leonardo Gall e Mari Bridi que trazem um texto  baseado nos sambas cariocas de  Bezerra da Silva, Moreira da Silva e Dicró. Em tom de comédia a peça faz um resgate social e proporciona um debate dialético entre espectadores e artistas.

SERVIÇO
In Cena – Mostra de Linguagens Cênicas da FETAERJ
Data: De 2 a 4 de maio de 2016
Horário: 15h e 19h30
Local: Teatro Ziembinsk
Endereço: Rua Heitor Beltrão, s/n – Tijuca
Telefone (21) 2254 5399
GRATUITO

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 22 abril, 2016 10:03


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel