Inscrições abertas para os Encontros com o Cinema Brasileiro com Festivais de Veneza e de Locarno

Estão abertas, até o dia 20 de abril, as inscrições para 15ª edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro, com o Festival Internacional de Cinema de Veneza (foto), na Itália, que acontece entre 31 de agosto e 10 de setembro, e com o Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, que será realizado entre 3 e 18 de agosto.

Ancine-Encontros com o Cinema Brasileiro-Festival de Veneza

Ancine-Logo 2015-2016

Serão aceitas inscrições de filmes de longa-metragem já finalizados e ainda inéditos fora do território nacional, ou obras em fase de finalização que já possuam corte provisório capaz de ser projetado em formato DVD ou Blu-Ray.

Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição online  no Portal ANCINE, indicando um link onde esteja disponível para visualização um teaser/trailer, com entre 2 e 5 minutos de duração, legendado em inglês.

As informações das inscrições e os respectivos links serão repassados aos responsáveis pelos comitês de seleção dos Festivais que selecionarão de dez a doze filmes, dos quais ao menos dois serão de associados do Programa Cinema do Brasil.

A delegada para a América Latina do Festival de Veneza, Violeta Bava, virá ao Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 5 de maio, e assistirá na Cinemateca do MAM a sessões exclusivas dos longas-metragens selecionados por ela entre as obras inscritas no Programa.

O mesmo processo de inscrição será usado para realizar o Programa junto ao Festival de Locarno. Excepcionalmente nesta edição, a equipe do Festival verá os filmes à distância. Os longas selecionados ganham isenção na taxa de inscrição no festival suíço.

Clique aqui e acesse o regulamento da 15ª edição dos Encontros com o Cinema Brasileiro.

Saiba mais sobre os Encontros com o Cinema Brasileiro

Uma iniciativa da ANCINE, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e com o apoio do Programa Cinema do Brasil, o Programa tem por objetivo aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo.

O Programa foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.

A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação. Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Cannes, Sundance, San Sebastián, Toronto, Roterdã, Berlim, BAFICI, Havana e Roma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *