TV Brasil exibe sábado (30) último episódio de “Há Muitas Noites na Noite”

Neste sábado (30/jan), às 23h45, o cineasta Silvio Tendler apresenta na TV Brasil o último episódio de “Há Muitas Noites na Noite”. Inspirada em “Poema Sujo”, a mais ousada e polêmica obra do escritor e ensaísta Ferreira Gullar, um dos fundadores do neoconcretismo, a série de sete episódios teve sua estreia no dia 5 de dezembro.

TV Brasil-Há Muitas Noites na Noite_Silvio_Tendler_e_Ferreira 2

O último programa mostra o encontro de Gullar com Vinicius de Morais, em Buenos Aires. Ao ouvir sobre o poema, Vinicius organiza uma leitura para amigos na casa de Augusto Boal e Cecília (sua esposa). O poema emociona a todos e é gravado em uma fita de áudio, que é trazida ao Brasil. Em pouco tempo, a fita começa a circular e a notícia do poema se espalha.

O editor Enio Silveira organiza encontros com amigos e intelectuais para ouvir a famosa fita e pede a Gullar que envie os originais, que resultam na publicação do poema, em 1976, marcada por uma noite de autógrafos sem a presença do autor. Com a situação política brasileira demonstrando melhora e a saudade insuportável de seu país e sua cidade, o poeta decide retornar. A esposa de Gullar, Thereza, vai a seu encontro e, em 1977, desembarcam no Rio de Janeiro. Após um dia em terra, Gullar é intimado a comparecer ao DOPS, onde é submetido a um interrogatório de 72 horas, seguido a torturas físicas e psicológicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *